8 de agosto de 2012

FABADA ASTURIANA

(Eu não sei se foi uma brisa, ou se foi um pé de vento. Eu só sei que quando você passou por, mim eu flutuei, sai do chão!)

Eu já postei a feijoada brasileira que, segundo os historiadores, sofreu influência do Cassoulet francês e da Fabada portuguesa. Eu já o postei o Cassoulet, hoje vou postar a Fabada Asturiana. Vamos para a cozinha?

Ingredientes
900 gramas de feijão branco grande
2 1/2 de água
300 g de linguiça de sangue (morcilla) ou  linguiça fresca, cortada em pedaços de 5 cm
300 g de chouriço, ou linguiça curada, tipo calabreza, cortada em pedaços de 5 cm
500 g de lombo defumado, cortado em pedaços de 4 cm
300 g de toucinho defumado magro, cortado em pedaços de 2 cm
1 orelha de porco
Sal  a gosto, 3 colheres (sopa) de azeite de oliva,
2 dentes de alho picados
1 cebola média, picada
1 colher de sopa de páprika doce
Pimenta-do-reino preta, moída, a gosto.

Modo de fazer: Coloque o feijão de molho na véspera do preparo. No momento do preparo, leve o feijão ao fogo na mesma água em que ficou de molho. Quando a água esquentar, junte as linguiças, o lombo, o toucinho e a orelha de porco. Quando abrir a fervura, baixe bem o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo brando, até cozinha o feijão e as carnes, por cerca de 3 horas. Verifique o ponto e mexa  de vez em quando. Quando estiver cozido, acerte o sal. Numa frigideira à parte, aqueça o azeite, junte a cebola e o alho picados, a páprika doce  e a pimenta do reino moída, a gosto. Frite sem dourar e junte à Fabada. Deixe descansar por 1 hora. Aqueça, na hora de servir, colocando em pratos individuais. Se preferir, pode colocar a carne sobre o feijão, para ficar mais bonito. O feijão branco com as carnes pode ser cozido em panela de pressão, por cerca de 40 minutos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário