30 de maio de 2012

TAINHA À MODA BRETÃ

Agora um prato de peixe, delicado e suave, para celebrar a vida, acompanhado de um vinho suave e seco, um Riesling.. Boa noite para você, que gosta de apreciar as coisas lindas e deliciosas da vida comigo.

Ingredientes: 
1 kg de tainha em postas
1 1/2 xícara de vinho branco seco
1 cebola
1 masso de cheiro verde (salsa e cebololinha)
1 folha de louro
 sal e pimenta do reino em grãos
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 lata de creme de leite
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de fazer: Limpe o peixe e retire a espinha central. Coloque as postas dentro de uma frigideira, cubra com o vinho branco, junte as cebolas cortadas em 4 partes, o maço de cheiro verde limpos, o louro, o sal e a pimenta. Tampe a frigideira e leve ao fogo forte até ferver. Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos.
Retire as posta de peixe com cuidado, deixando escorrer bem. Coloque num prato refratário e mantenha aquecido. Coe o caldo e volte ao fogo para ferver, até reduzir-lo à metade. Numa panela junte a manteiga e a farinha, leve ao fogo mexendo bem, sem deixar escurecer. Vá misturando, aos poucos, o caldo reduzido, mexendo vigorosamente até engrossar e ficar homogêneo. Junte o creme de leite para obter um creme de consistência rala. Espalhe o molho sobre o peixe, polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno quente (225ºC) para dourar. Sirva a seguir, com arroz branco e batatas douradas na manteiga, acompanho com o nosso vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário