8 de março de 2012

ROCAMBOLE DE GOIABADA

Massa: 5 ovos, 1 xícara de açúcar, 3/4 de xícara de farinha de trigo, 1 colher de fermento em pó.
Bata as claras em neve, junte o açúcar até fazer picos, adicione as gemas e bata bem. Acrescente a farinha de trigo peneirada com o fermento em pó, aos poucos, e mexa delicadamente. Ponha numa assadeira forrada com papel manteiga untados enfarinhado e asse até se soltar das laterais.

Recheio: 230 g de goiabada em lata  em pedaços e 1/3 de xícara de água.  Leve ao fogo baixo
em uma panela e mexa até formar um creme.

Creme: 1/3 de xícara de açúcar, 1/4 de xícara de maisena, 3/4 de xícara de leite, 3 gemas, 1 colher de sopa de licor de laranja e 1/4 de xícara de manteiga. Leve ao fogo o leite, com o açúcar, a maisena e as gemas (é bom diluir as gemas com um pouco de leite antes de juntar na panela, para não deixar pedaços) e mexa até engrossar. Retire do fogo, junte o licor e a manteiga.

Montagem: Desenforme a massa fria sobre um guardanapo polvilhado com açúcar. Retire o papel manteiga, esparrame o creme a goiabada e enrole, cuidadosamente. Corte em fatias de 1 cm. Arrume as fatias numa forma, nas laterais e no fundo, preencha com o creme e cubra com as fatias restantes. Leve à geladeira até firmar, melhor de um dia para o outro, e desenforme antes de servir. É lindo e delicioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário