11 de março de 2012

PÃO ITALIANO

Essa é a receita de pão italiano clássico, cascudo e com fermentação natural. É trabalhoso e demorado. Por isso eu substituo, com uma certa frequência, o fermento natural por 40 g de fermento biológico e uma colher de açúcar.
 Link para a experiência com o  fermento natural
.Fermento natural















Ingredientes:
Fermento natural:
250 ml de água
1 maçã
50 g de açúcar
1/2 kg de farinha de trigo
Corte a maçã em pequenos pedaços e coloque num recipiente com a água e o açúcar e deixe 10 dias. Coloque 500 g de farinha de trigo na batedeira e vá acrescentando o caldo da maçã coado. Deixe fermentar durante uma semana em vasilha fechada. Após esse tempo, divida o fermento em porções e guarde na geladeira.

Massa do pão:

1 kg de farinha de trigo especial
20 g de sal
300 g de fermento natural
10 g de fermento biológico
550 ml de água filtrada.


Modo de fazer: Dilua o fermento biológico na água morna. Coloque a farinha de trigo, adicione o sal e acrescente o fermento natural. Vá adicionando a água com o fermento diluído e sove bem a massa (não precisa bater na coitada (rs), só amassar, amassar, reamassar até ficar bem homogênea). Deixe crescer até dobrar de tamanho. Amasse de novo e faça  o pão no formato que preferir: bola, baguete.. Asse em forno pré-aquecido por 30 minutos, em forno a 180º.

9 comentários:

  1. Este parece ser mesmo o verdadeiro pao italiano. Vou tentar fazer.

    ResponderExcluir
  2. Ja vi varias receitas de pao italiano, mas este me parece bem legal.
    Ha muitas imitacoes por ai que na hora de fazer da um tralho imenso
    e nao fica bom, nem de aparencia, nem de gosto.
    Parabens. e obrigado p receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha família é italiana e eu me divirto fazendo este pão, desde tempos imemoriais. Especialmente porque fazer massa, para mim, é mais divertido do que montanha russa. ...risos...
      Eu espero que tenha dado certo!

      Excluir
  3. Pode usar esta massa para fazer pizza?

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca testei, mas eu prefiro as massas específicas, mais leves...

    ResponderExcluir
  5. Sei que parece óbvio, porém virou discussão aqui em casa, eu quero fazer o fermento natural em temperatura ambiente, minha mãe quer colocar na geladeira. Por isso cá estou para perguntar o que me parece óbvio, deixo a mistura de maçã, água e açucar fora da geladeira? agradeço a atençao. adorei o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fermento natural deve ficar na temperatura ambiente. Após todo o processo fermentação, caso você não utilize todo o fermento, guarde a sobra na geladeira. Beijinhos!

      Excluir
  6. Esse fermento biológico que você usa é o fresco ou o seco?
    O fermento natural dura quanto tempo na geladeira?
    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir