5 de maio de 2014

BOLINHO DE FEIJOADA

Há pessoas que se sentam à mesa para elas decidirem os destinos de pessoas e nações, mas quando estas pessoas se olham no espelho, elas encontram, invariavelmente, um vulnerável e frágil ser humano. Somos todos seres humanos, embora haja mais seres do que humanos. Rindo, eu estou aqui, para seduzir e encantar o lado humano de todos os seres. A sedução hoje, vem  do mais típico dos pratos brasileiros, sintetizado em um singelo e recheado bolinho, o bolinho de feijoada. A receita é esta: pegue uma tarde de sol, em uma praia, e surpreenda-se com um bolinho de feijoada, sedutoramente acompanhado de uma bem preparada caipirinha, gomos de laranja e alguns torresmos, e sinta o mais característicos sabores do Brasil. Pegue o seu melhor sorriso e brinde comigo, aos ricos sabores da vida. Cheers!!!


Ingredientes
1 1/2 litro de água
500 g de feijão preto
200 g de lombinho
250 g de carne seca dessalgada
100 g de paio
100 g de linguiça
250 g de farinha de mandioca sem torrar
3 colheres de farinha de arroz
3 colheres ( sopa ) de azeite
5 dentes de alho
100 g de farinha de rosca, para empanar.
Recheio
2 maços de couve picada fininha
250 g bacon em cubinhos para refogar a couve
2 dentes de alho para refogar a couve
Azeite

Acompanhamentos
Gomos de laranja
Torresmo
Batida de limão para acompanha
Modo de fazer: Em uma panela de pressão, cozinhe o feijão com a água, a carne seca e o lombinho, por 30 minutos em fogo médio. Abra a panela, e cozinhe por mais 30 minutos, aproximadamente. Retire do fogo, deixar esfriar e bata tudo no liquidificador. Frite, em uma panela, o alho com azeite, acrescente o conteúdo do liquidificador e refogue. Deixar esfriar e, aos poucos, acrescente a farinha de mandioca, mexendo sempre para não empelotar. Misture, por ultimo a farinha de arroz, até obter uma massa densa.  Reserve.
Em outra panela, refogue o bacon picadinho, até ficar dourado e crocante. Dispense o excesso de gordura e refogue o alho. Junte a couve e refogue até murchar. Acerte o sal e retire do fogo.
Pegue um punhado da massa, do tamanho aproximando de um ovo, abra na palma da mão, recheie com um pequeno punhado de couve, feche bem o bolinho. Repita a operação, até os ingredientes acabarem. Empane os bolinhos com farinha de rosca e frite os bolinhos, em óleo em temperatura média, por 3 minutos aproximadamente. Siva acompanhado de gomos de laranja, torresmos e uma bem preparada caipirinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário