18 de setembro de 2014

CREME DE ABÓBORA PARA PEIXE

Um delicioso perfume de primavera entra pela janela, carregado por uma fresca brisa. Eu penso no fantástico poder dos cheiros e perfumes. Eles nos fazem viajar através do tempo e do espaço. Esse intenso perfume de manacá, misturado com o cheiro de ervas frescas, hortelã, alecrim, sálvia, me transportam para a fazenda, para o sítio da minha infância. Eu retorno no tempo, e eu cavalgo montada em meu branco e lindo cavalo Tupy, em minhas solitária tardes de domingo. Ah! Os cheiros e perfumes, que nós lembram momentos que se foram, as pessoas queridas que perdemos. Quais são os teus cheiros prediletos? Quais lembranças eles trazem? Vamos para a cozinha? Vamos gravar esses momentos nos perfumes deste prato? Este creme é fantástico para acompanhar peixe frito, peixe à milanesa . Poderia você gravar a minha lembrança em teu perfume predileto?? ....risos....



Ingredientes
500 g de camarões médios ou grandes limpos
Suco de meio limão
1 pitada e ervas provençais ( herbes de provence)
pimenta do reino moída na hora
sal a gosto
1 kg de abóbora
200 ml de leite de coco
1/4 de xícara de azeite
1 cebola picadinha
5 dentes de alho picadinhos
2 colheres (sopa) de gengibre ralado
3/4 de xícara de molho de tomate
1 xícara de creme de leite fresco
1 dose de cachaça
1 cubinho de caldo de camarão ou de legumes
Cheiro verde a gosto
Pimenta do reino, pimenta vermelha, noz moscada e sal a gosto

Modo de preparo: Tempere os camarões com sal, pimenta do reino, uma pitada de ervas provençais, sal e o suco de meio limão. Cozinhe a abóbora e coloque-a no liquidificador juntamente com o leite de coco e reserve. Aqueça o azeite na panela e doure a cebola, o alho e o gengibre ralado, acrescente os camarões temperados, e doure-os. Quando começar a secar a água, adicione 1 dose de cachaça, deixe evaporar um pouco. Em seguida, junte o molho de tomate, a abóbora batida no liquidificador com o leite de coco, o caldo de camarão ou de legumes. Tempere com um pouco de pimenta do reino, noz moscada, pimenta vermelha e corrija o sal. Por último, adicione o creme de leite fresco e o cheiro verde picadinho, mexa tudo e sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário