30 de maio de 2015

CREPES DE CAMARÃO E PEIXE COM LARANJA

Depois da chuva, a noite tem uma deliciosa frescura e um maravilhoso perfume de alecrim, misturado com o perfumes das orquídeas. Ainda assim, uma fria brisa de outono, tem uma certa tristeza. Ainda bem que, em algum lugar do mundo, é primavera. São esses contrastes que tornam o mundo tão fascinante. Nesta noite de lua quase cheia, eu posso ir, pilotando a incrível nave do meu pensamento, para onde é primavera.
Convide-me então, para eu atravessar a tela e eu ir para onde a luz da lua ilumina a noite e onde nós podemos caminhar em jardins perfumados.Vamos para a cozinha cozinhar juntos? Eu adoro comidas incendiárias, por isso o prato de hoje será flambado. Simples e saboroso, eu acho que pode ser um bom começo para uma longa noite.  Boa noite, para você, que também gosta de comida incendiária, boa noite para você que gosta de outono, boa noite para você que gosta de primavera.. 

Ingredientes:

1 receita  de  MASSA PARA CREPES

500 g de camarões médios
500 g de tamboril (eu uso filé de caçonete ou de pescada)
500 ml de caldo de peixe
1 laranja
40 g de farinha
1 dose de conhaque
40 g de manteiga
cebolinha verde a gosto
sal e pimenta a gosto

Modo de fazer: Limpe os camarões, faça um corte raso nas costas e retire o filete preto. Corte em pedaços e reserve. Lave bem a casca e a cabeça e leve para ferver com 500 ml de água,  por alguns minutos. Coe e reserve.
Coloque 20 g de manteiga e a manteiga em uma panela e leve ao fogo, para dourar. Misture o caldo de camarão, aos poucos, batendo vigorosamente para não formar grumos, e cozinhe por cerca de 7 a 8 minutos.
A minha orquídea predileta que perfuma o ar
Leve o resto da manteiga ao fogo, em uma frigideira, e frite o camarão e os cubos de peixe. Até dourar, levemente. Tempere com sal e pimenta moída na hora, retire a frigideira do fogo e derrame o conhaque.  Volte ao fogo, incline a frigideira para pegar fogo e flambar. Derrame o suco de uma laranja e cozinhe, até reduzir um pouco. Reserve.
Monte os crepes, espalhando um porção de molho de camarão, e sobre ele espalhe uma porção do camarão e peixe. Dobre pela metade e torne a dobrar, formando um triângulo. Arrume em um refratário, e leve ao forno por alguns minutos, para aquecer. Decore com cebolinhas cortadas e camarões e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário