21 de julho de 2012

ROSCA REAL

Boa noite! Sábado lindo e tranquilo. Achei que num dia lindo, a receita tinha que ser ainda mais linda. Essa rosca é muito boa, mas a beleza dela enche os olhos e fazê-la é uma delícia. Amassa, aperta ,estica, enrola. Eu amo de paixão trabalhar massas... Experimenta! Você vai se apaixonar!

Ingredientes
2 tabletes de fermento  biológico (15 g)
1/2 xícara de chá de açúcar
1 xícara de leite morno
5 colheres rasas (sopa) de manteiga
2 ovos
5 xícaras de farinha de trigo
200 g de frutas cristalizadas
6 colheres (sopa) de passas sem sementes
1/2 xícara (chá) de rum
Manteiga para untar
Farinha para povilhar
1 gema
3 colheres de açúcar cristal.

Modo de fazer: Amasse os tabletes de fermento com um garfo, junte o açúcar e misture até que a pasta se torne líquida. Acrescente o leite, a manteiga, os ovos e mexa bem. Vá juntando a farinha de trigo e amasse até que se desprenda das mãos. Cubra e mantenha em lugar abafado (o forno desligado, por exemplo) por cerca de 35 minutos.
Pique as frutas cristalizadas, reservando aluns pedaços para decorar, e junte as passas. Coloque em uma panelinha, cubra com rum e acrescente 1 xícara (chá) de água fria. Faça ferver e deixe esfriar.
Retire uma pequena bolinha de massa e coloque num copo de água. Quando flutuar a massa pegue a massa e abra um retângulo grosso. Escorra as frutas cristalizadas e as passas e espalhe sobre a massa. Enrole no sentido no sentido do maior comprimento do retângulo, una as ponta em formando um anel. Acomode numa assadeira grande, untada e enfarinhada, pincele com a gema batida, decore com os pedaços de frutas reservados e leve a forno médio, até que a rosca esteja assada. Retiro do forno e polvilhe com açúcar cristal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário