19 de fevereiro de 2013

BOLO FOLHADO GELEIA DE DAMASCOS E FIOS DE OVOS

As mulheres e as deusas que me habitam,
se rebelam , sem nenhuma paciência,
contra as algemas que me prendem e me limitam,
mas eu me rendo ao teu amor, sem resistência...


Noite de verão com uma linda lua crescente no céu! 
A minha alma flutua  e como as marés, ela segue a lua....
Com lua ou sem lua, comida para mim, tem que ser deliciosa e linda.  Este bolo é gostoso e lindo, portanto entrou para os meus seletos escolhidos. Vamos para a cozinha, que hoje a noite está fresca e a lua está inspiradora. Pegue o teu avental e siga-me!


Ingredientes:
Bolo:
5 ovos
200 g de açúcar
raspa de ½ limão
110 g de farinha de trigo
1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
30 g de amido de milho (maisena)
2 colheres de sopa de whisky
120 g de geleia de damasco
500 f massa folhada
2 colheres de sopa de whisky
Decoração:
50 g amêndoa em pétalas, levemente torradas.
açúcar de confeiteiro
fios de ovos

Modo de fazer: Preaqueça o forno a 180º C. Unte uma assadeira de 20x25cm com manteiga e forre o fundo com papel vegetal também untado. Polvilhe com farinha. Peneire a farinha com o fermento e a maisena e reserve.
Bata as gemas, o açúcar e a raspa de limão, até ficarem fofas e esbranquiçadas, em velocidade máxima. Junte, aos poucos, a metade da mistura da farinha e bata até ficar incorporado, junte o whisky e bata novamente. Adicione o restante da farinha de trigo, até obter uma massa homogênea. Juntar às claras uma pitadinha de sal. Bater as claras em ponto de neve, até ficarem bem firmes. Aos poucos e delicadamente, adicione e incorpore as claras na massa. Coloque a massa na forma untada e enfarinhas e leve ao forno. Quando o bolo começar a ganhar cor, cubra com uma folha de alumínio e deixe terminar de assar. Retire o bolo do forno e deixe esfriar um pouco e desenforme. Apare as bordas do bolo, cortando cerca de 1 cm de cada lado. Abra a massa folhada com cerca de 0,5 cm de espessura, e corte tiras de 3 cm de largura. Forre o fundo da mesma assadeira do bolo com papel manteiga, e entrelace as tiras, formando uma tela no fundo da assadeira. Asse em forno preaquecido a 190ºC. até a massa folhada crescer e ficar dourada. Retire do forno e deixe esfriar.
Para montar, coloque o bolo no prato de servir e pincele o bolo com o whisky e espalhe a geleia de damascos toda a superfície e coloque a massa folhada entrelaçada, aparando as bordas, se for necessário. Decore as laterais com as amêndoa, polvilhe com açúcar de confeiteiro, decorar com fios de ovos de frutas vermelhas disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário