8 de abril de 2012

TROUXINHAS DE PEIXE AO MOLHO DE MARACUJÁ

 Eu plantei pés de maracujá na calçada da minha rua. Os ramos cresceram e subiram nas árvores do meu jardim. Todos os dias eu colho maracujás maravilhosos e orgânicos, todos os dias os vizinhos vigiam a calçada para colher maracujás. Acho isso encantador. Se você não é meu/minha vizinha, mas tem maracujá em casa, estou postando delícias salgadas e doces com maracujá. Esse prato, por exemplo, é lindo, saboroso e delicado...É uma receita original do folclórico Clodovil. Claro que quando ele era vivo...risos...

Ingredientes:
Panquecas
500 ml de leite
1 ovo
1 xícara de óleo
200 g de farinha de trigo, aproximadamente
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de sal

Recheio: 
500 g de filé de pescada cortados em isca
3 talos de alho poró - somente a parte branca
suco de 1 limão
sal e pimenta do reino a gosto
cheiro verde a gosto
1 colher de manteiga
1 maço de cebolinhas

Molho de maracujá
Suco de 4 maracujá
2 talos de salsão ralado
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de mel
sal a gosto.

Modo de fazer: Bata todos os ingredientes da panqueca no liquidificador. Se ficar muito mole acrescente mais farinha de trigo. Frite as panquecas em frigideira anti aderente e reserve.
Maracujás do meu jardim...
Numa panela pré aquecida coloque a manteiga  refogue levemente o alho poró.  Acrescente metade do peixe e deixe cozinhar até ficar molinho. Depois que estiver cozido, coloque o restante do peixe e cozinhe sem desmanchar, Acrescente o cheiro verde e mexa com cuidado para não quebrar os pedaços.
Prepare o molho, colocando numa panela pré aquecida, a manteiga, o salsão, refogue levemente, acrescente a farinha de trigo e mexa bem para que fique uma pasta. Acrescente o suco de maracujá e o mel e deixe reduzir até começar a adquirir uma textura cremosa. Por último acrescente o sal. Não tente cobrir o adocicado do maracujá e do mel, senão vai ficar muito salgado. Coloque uma colher bem cheia do peixe  no meio da panqueca, faça uma trouxinha e amarre com um raminho de cebolinha amolecida em água quente (a cebolinha fica flexível e você pode até fazer lacinho). Coloque uma porção de molho dentro de um prato lindo e salpique um pouco no bojo da trouxinha. (a tal trouxinha é feita quando você põe o recheio no meio e recolhe as borda.- fica assim como um flor, aí você amarra com a cebolinha. Eu vou fazer e posto depois.


Um comentário: