22 de março de 2012

FERMENTO NATURAL, Uma experiência divertida...






Estou preparando o fermento natural para o Pão Italiano. É um processo lento e lindo. Parti da fermentação da maçã e estou na fase de levedar a farinha de trigo. Vou postar as fotos do processo todo. Se você quiser repetir a experiência, a receita está junto com o pão italiano clássico, mas vou postá-la em seguidaHoje preparei o Kuchen de canela. Maravilhoso! Servir morninho num lanche de domingo é tudo de bom!!!

Fermento natural:
250 ml de água
1 maçã
50 g de açúcar
1/2 kg de farinha de trigo
Corte a maçã em pequenos pedaços e coloque num recipiente com a água e o açúcar, tampe e deixe fermentar por 10 dias, em temperatura ambiente. Coloque 500 g de farinha de trigo na batedeira e vá acrescentando o caldo da maçã coado. Deixe fermentar durante uma semana em vasilha fechada, ainda em temperatura ambiente. Após esse tempo, divida o fermento em porções e guarde na geladeira.
5º dia de fermentação
10º dia de fermentação
Apaguei uma fase sem querer
10º dia de fermentação - preparado para levedar


12º dia de levedação. Após 22 dias, está pronto para usar
O fermento natural funcionou e eu estou encantada. Foram 22 dias na preparação, que não dá nenhum 
trabalho. Só precisa do tempo. Tempo para fermentar, tempo para levedar. Hoje fiz a massa e foi lindo ver o crescimento. O pão ficou delicioso.




Após alguns minutos. Aff! Que maravilhoso!!!

Lindo!!!


No forno, assando...
O rendondo ficou uma gracinha...
Está quentinho e delicioso. Você aceita um pedacinho? .... risos...

Um comentário:

  1. Então,divide,põe na geladeira e o que mais ?
    Estou querendo muito fazer mas esta apagado uma fase e não sei qual o resto do procedimento.
    Fico muito grata se puder me responder.
    cASO SEJA POSSIVEL MANDAr para meu e-mail melhor,este computador é do trabalho e só acesso e-mail,pouco consigo entrar em paginas.Grande abraço e parabés !
    leonor.sorocaba.s.p@hotmail.com

    ResponderExcluir