28 de janeiro de 2013

CARNEIRO À ITALIANA

Eu gosto de vestidos brancos e palavras coloridas.
Eu gosto  de sentimentos sólidos e pensamentos fluídos.
Eu gosto de sons concisos e silêncios eloquentes.
Eu gosto de brisa fresca e carícias quentes.
Eu gosto de palavras doces em contextos picantes.
Eu gosto da sombra das árvores e das noites claras.
Eu gosto de passos seguros, mas adoro pisar estrelas.
Eu gosto da vida, mas só se for com você!


Eba! Noite de lua cheia, pede sabores intensos que despertam os sentidos! Que tal um carneiro à italiana, acompanhado de uma salada verde, uma despojada polenta e um chianti clássico? Pegue a taça  e o teu avental. Vamos para a cozinha, porque hoje tem!!


Ingredientes
1 1/2 kg de carne de carneiro - paleta ou peito
sal e pimenta a gosto
1 pitada de açúcar
1 colher de banha de porco
2 colheres de farinha de trigo
4 colheres de extrato de tomate
1 maço de cheiro verde
1 colher (sopa) de manteiga
15 cebolinhas novas
1 colher (café) de açúcar
20 batatas pequenas
1 colher (sopa) de salsa picada

Modo de fazer: Corte a carne de carneiro em pedaços e tempere com sal, pimenta e açúcar. Aqueça a banha, junte a carne e doure-a, sem escurecer. Polvilhe os pedaços de carne com a farinha e deixe dourar, mexendo bem. Acrescente 1 litro de água e raspe o fundo da panela, para dissolver a crosta. Dilua o extrato de tomate na água do cozimento, acrescente o cheiro-verde sem picar, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo bem baixo por cerca de 1 hora. Numa panela à parte, derreta a manteiga, junte as cebolinhas e o açúcar, abaixe o fogo e deixe caramelizar por alguns minutos. Descasque as batatas e junte ao carneiro, retire o maço de cheiro verde, acrescente as cebolinhas caramelizadas e deixe no fogo por mais 30 minutos. Junte a salsa picada e sirva a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário