10 de agosto de 2012

BARREADO

Boa noite! E nós, que já estamos meio atordoados com essa errática viagem gastronômica, vamos hoje voltar ao Brasil e suas receitas tradicionais.
O barreado é um prato típico do litoral paranaense. Sua origem é açoreana e atribuída aos portugueses que vieram para o Paraná, no século XVIII. É uma 
manifestação cultural de 300 ano, que seguiu junto com outras manifestações culturais, como a dança dos tamancos ao som da rabeca. A simplicidade na preparação, garantiu que a receite se mantivesse com os mesmos ingredientes. Tradicionalmente o prato é acompanhado de frutas como a banana, cujo sabor se harmoniza perfeitamente com o prato. Vamos para a cozinha, porque este prato tem um preparo muito demorado.

Ingredientes
2 kg de costela bovina cortada em pedaços de 5 cm
OU 1 kg de músculo, cortado em pedaços de 5 cm
1 colher (cafe) de sal
1 colher (cafe) pimenta do reino preta moída
2 xícaras (chá) de vinagre de vinho tinto
2 xícaras (chá) de água
1 pitada de cominho
250 g de toucinho, cortado em fatia finas e depois recortada em pedaços de 4 cm
4 cebolas medias cortadas em rodelas
250 g de linguiça cortada em rodelas de 1 cm de espessura
250 g de paio cortado em rodelas de 1 cm
300 g de farinha de mandioca
1 panela de barro com tampa

Modo fazer: Comece a preparar este prato com, pelo menos, 6 horas de antecedência. Tempere a carne
com sal, pimenta, vinagre, água e cominho. Deixe descansar 3 horas. Forre o fundo da panela de barro com metade das cebolas e o toucinho. Misture o restante da cebola com o paio e a linguiça. Coloque na panela, sobre as cebolas e o toucinho, uma camada de carne, depois uma de linguiça. Alterne as camadas até colocar todos os ingredientes na panela. Misture a farinha com a água e faça uma papa. Coloque a tampa na panela e "lacre" com a papa  de farinha de trigo. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 3 horas. A carne deve ficar desmanchando. Antes de servir verifique o tempero. Sirva com arroz branco, pirão feito com a farinha de mandioca  e parte do caldo e rodelas de bananas.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário