12 de novembro de 2012

TOURNEDO DE CONTRAFILÉ COM RADICCHIO


(Você me faz sentir o gosto doce do desejo,
E eu me descubro intensamente amada,
Quando eu olho nos teus olhos, e me vejo...)

Não é fácil distinguir  o que é real, no imenso universo das emoções. É real uma sensação, quando ela faz você tremer e o coração bater mais forte. É real uma alegria quando ela ilumina o teu rosto e faz você sorrir. É real uma inexplicável sensação de felicidade, mesmo quando ela é a consequência de um sonho. Lá vou eu, de novo, misturar as minhas sonhadoras reflexões  com um notável prato de comida. Isto acontece, porque eu não deixo de ser quem eu sou, mesmo quando eu cozinho. A diferença é que quando eu cozinho eu sou uma sonhadora cozinheira. ...risos.  Mas, poesia à parte, esse prato é realmente sedutor. Foi criado pelo Chef italiano DAvide Palluda e merece um jantar a dois, acompanhado de um maravilhoso Barbaresco, um notável vinho da  uva Nebbiolo. Aceita o convite? ...Muitos risos... Vamos para a cozinha?

Ingredientes
600 g de miolo de contrafilé ou alcatra
2 cabeças de radicchio vermelho
12 cerejas
200 g de cogumelos frescos (pleutorus ou hiratake)
2 dentes de alho
1 cálice de vinho do Porto
40 g de manteiga
azeite de oliva extravirgem
 sal e pimenta moída na hora

Modo de fazer: Coloque o vinho do Porto em uma panela pequena, junte as cereja sem caroço e cozinhe em fogo baixo, até que o vinho seja reduzido ao ponto de calda. Deixe esfriar.
Amarre a peça de carne com barbante, dando a ela o formato cilíndrico. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora. Aqueça um fio de azeite e metade da manteiga num frigideira e doure a carne em fogo alto. Enrole em papel alumínio a carne os dentes de alho sem casca, levemente amassados com a faca, e a manteiga restante. Leve ao forno a 200ºC e asse em 10 minutos. Enquanto isso corte ao meio, no sentido comprimento, as cabeças de radicchio lavadas e secas. Coloque numa grelha untada com azeite e leve ao forno para assar. Limpe os cogumelos, corte-os ao meio, no sentido comprimento e salteie em uma frigideira com um pouco de azeite, por alguns minutos. Tempere com sal. Corte a carne em 8 fatias grossas, decore os pratos individuais, com vinho do Porto preparado no inicio da receita. Arrume a carne e o radicchio, guarnecendo com os cogumelos e as cerejas. Salpique com um pouco de sal grosso, regue com um fio de azeite e sirva.

,

Nenhum comentário:

Postar um comentário