2 de abril de 2012

ESPERA MARIDO

Essa é uma versão mais sofisticada e com cremes variados.
O princípio é o mesmo.
Esta receita é a versão caipira da minha família, para os ovos nevados. As garotas da minha família faziam esse doce para encantar seus namorados. Daí o nome..Mas quem adorava mesmo, eram as menininhas, como eu, na época em que aprendi a fazer.



Ingredientes: 
4 ovos
4 colheres de açúcar
1/2 litro de leite
1/2 lata de leite condensado
1copo  de leite comum
1 colher maizena.

Modo de fazer: Bata as clara em neve, bem firmes e acrescente  o açúcar.
Coloque 1/2 litro de leite na panela com 1/4 do leite condensado e raspas de limão (1/2 colher de café, bem pouquinho), até  a fervura e deixe em fogo baixo. Vá cozinhando a claras em neve, em colheradas e retire e coloque num escorredor e reserve. Não coloque mais que 4 colheradas cada vez. Dilua as gemas em um copo de leite frio e coe, dilua a maizena e  misture com 1/4 lata de leite condensado e adicione ao leite do cozimento das claras (aproveite o leite que escorreu do cozimento também) e mexa bem até formar um creme leve. Você pode montar forminhas individuais, mas lá no sítio nós montávamos tudo num refratário. Eu forrava o fundo com creme, distribuía os flocos de clara sobre ele e cobria tudo com o creme restante. Levava à geladeira e servia geladinho. Eu amo de paixão esse doce. Quando eu era menina, acreditava que esse era o gosto das nuvens...Agora que eu cresci, eu tenho certeza que é....

Nenhum comentário:

Postar um comentário