14 de maio de 2014

LOMBO DE PORCO AO FUNGHI, ASSADO COM LEITE

É uma beleza que paralisa! Fascinada, eu me vejo, sozinha, diante da mais bela lua cheia e do universo inteiro. Parece-me que basta eu estender a mão, para eu colher esta imensa, bela e madura lua; parece-me que basta eu estender a mão, para eu poder tocar em teu rosto. É uma noite perfeita para o nosso cósmico namoro, para nós caminharmos entre estrelas e nós nos  deitarmos, de mãos dadas, nos macios lençóis da eternidade.
Rindo, depois deste repentino ataque que romantismo, eu creio que nós poderemos ir para a cozinha, sem traumas. O prato de hoje é italiano, de sabor quente. Acompanhado de uma taça de vinho, sobe a luz desta imensa lua, este prato pode ser uma linda declaração de amor à vida. Vamos para a cozinha, que esta noite promete!

Ingredientes
4 pessoas
1 lombo de porco com cerca de 1,5 kg
1 litro de leite
30 g de  funghi secchi
200 g de cogumelos frescos
1 cebola
2 folhas de louro
2 colheres de manteiga
3 colheres de azeite de oliva extravirgem
1 litro de leite
1 taça de vinho branco
200 ml de caldo de carne
1 talo de aipo
1 cenoura
3 dentes de alho
2 colheres (sopa) de salsa
100 g de mascarpone

Modo de fazer: Coloque o funghi secchi de molho em água fria, para hidratar. Em uma panela de fundo grosso,  refogue  o alho, a cebola picada, a cenoura e o salsão picados, com as duas folhas de louro. Adicione os cogumelos frescos limpos e fatiados, e o funghi secchi hidratado, escorrido e picado. Abra o lombo em um retângulo, e tempere com sal e pimenta do reino. Enrole a carne em no sentido do comprimento e amarre com barbante culinário. Em uma outra panela, aqueça 3 colheres de azeite e frite o lombo de porco,até dourar,  em todos os lados . Coloque a taça de vinho e deixe evaporar. Adicione o leite quente, para cobrir 3/4 da altura do lombo de porco. Cozinhe em fogo baixo, adicionando uma concha de caldo de carne, sempre que for necessário. Enquanto isso, refogue os cogumelos, até que tenham absorvido o líquido. Após cerca de 2 horas, lombo irá estar macio. Remova-o da panela e mantenha quente .
Misture o refogado de cogumelos com mascarpone . Adicione os cogumelos na panela de cozimento do lombo, mexendo até incorporar ao molho do cozimento.


Corte a carne de porco em fatias,  e cubra com bastante molho. Sirva com arroz branco e uma boa e alegre salada verde. Bom apetite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário