17 de setembro de 2012

FÍGADO AO FORNO COM ERVAS


(Você faz de mim um turbilhão de vida, uma avalanche, um tsunami, um furacão. Perto de você eu me torno uma menina, uma mulher ardente, que perdeu o coração. E jorra em fontes, da minha alma feminina, uma alegria sem limites, cachoeiras de paixão. Você chegou com o amor que me ilumina e a felicidade vem comer na nossa mão. ..) 
       
Eu estou gargalhando! Tem coisa mais incompatível do que paixão e Fígado ao forno!  Mas, tudo tem o seu lugar. Nós não vivemos sem alimento, seja para o corpo ou para a alma. Ficando isto claro, vamos para a cozinha. Este prato não faz parte da minha alimentação, mas eu sei que muita gente gosta. Enquanto nós preparamos, podemos nos divertir contando boas histórias. Lá vamos nós!

Ingredientes
1 fígado de vitela já limpo, com cerca de 2 kg
100 g de toucinho fresco
2 maços grandes de cheiro verde picado
1 maço de tomilho fresco picado
1 maço de hortelã picado
1 maço de alecrim picado
sal e pimenta do reino a gosto
1/2 copo de gim
1 tira de toucinho cortado bem fino
3 dentes de alho
2 xícaras (chá)  de caldo de carne
10 bagos de zimbro
suco de 1 limão
3 colheres de manteiga

Modo de fazer: Recheie o fígado com o toucinho cortado em pedaços, introduzidos com o auxilio de uma faca. Amarre a peça de fígado com barbante, dando a forma de assado. Pique todos os temperos verdes bem fino. Tempere o fígado com a metade dos temperos verdes, sal e pimenta do reino e regue com a metade do gim. Passe a tira de toucinho pela água fervente e envolva com ela todo o fígado, amarrando com um barbante ou fio dental. Apare as pontas para ganhar um formato mais bonito de assado. Coloque ao redor, os dentes de alho e leve ao forno bem quente para dourar, por cerca de 30 minutos.
Retire do forno, escorra a gordura, molhe com a metade do caldo de carne fervente, acrescente a outra metade dos temperos, reservando 1 xícara de chá, junte os bagos de zimbro triturados e acerte o sal e a pimenta. Torne a levar por mais 30 minutos, virando algumas vezes, para assar por igual. Verifique o cozimento, usando uma agulha de tricô até a metade da carne. A ponta deve sair bem quente. Retire da assadeira, coloquem em um refratário e mantenha o assado no calor do forno desligado.
Leve a assadeira ao fogo forte com o restante do caldo de carne, o suco de limão e deixe ferver, raspando bem o fundo com uma colher para desprender a crosta formada durante o cozimento. Passe o caldo por uma peneira, junte os temperos verdes restantes reservado e o resto do gim e deixe ferver por mais alguns minutos. Retire do fogo, junte a manteiga em pedaços, batendo bem para ligar o molho. Corte o fígado em fatias e sirva com o molho à parte, em molheira.
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário