27 de fevereiro de 2013

ARROZ DOCE COM MERENGUE

Este amor, nunca estaria num altar,
Porque ele não é um sentimento santo,
Mas ele é o oxigênio do meu ar,
E eu sou feliz te amando tanto...

Esta história de amor é minha vida,
É uma história que eu escrevo em versos,
É o desafio da missão cumprida,
Na construção de novos universos....


Eu adoro arroz doce! E você? Também adora?  Era a sobremesa da minha infância pobre. Arroz e leite sempre tinha! Mas esta receita inova, porque acrescenta um sedutor merengue. Imagine que delícia comer um arroz doce com merengues e morangos fresquinhos! Vamos para cozinha? Pegue o teu avental e siga-me...mais risos...

Ingredientes
6 a 8 porções
150 g de arroz branco
1 l de leite desnatado
100 g açúcar mascavo
1 colher de chá de essência de baunilha

Para o Merengue de Canela:
3 claras
3 colheres de açúcar
1 colher de chá de canela em pó

Modo de fazer:  Coloque o leite em uma panela e junte  o açúcar e a essência de baunilha. Deixe levantar fervura, mexendo até o açúcar estar bem dissolvido. Acrescente o arroz que foi previamente lavado e escorrido e cozinhe em fogo moderado e com a tampa, mexendo de vez em quando para não pegar no fundo. O arroz estará cozido após 40 minutos aproximadamente, dependendo do gosto de cada um. A tampa ajuda a criar líquido, mas se for necessário acrescentar mais leite, use leite quente e adicione, aos poucos. Depois de cozido o arroz, derrame em um refratário e deixe esfriar um pouco.Bata as claras em neve, até ficarem firmes. Acrescente o açúcar e a canela, aos poucos, continuando sempre a bater. Coloque  cuidadosamente sobre o arroz doce frio e leve ao forno para dourar o merengue. Sirva gelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário