1 de fevereiro de 2013

PÃEZINHOS COM CREME DE LIMÃO

Fim de semana pede um lanchinho no final da tarde. que tal esse lindo e delicioso pãozinho, acompanhado de um chá, café ou chocolate? É! Mas antes de ir para a mesa, vamos para a cozinha, compartilhar a divertida aventura de fazer pão. Eu adoro o sensual  ritual de amassar, apertar e esticar essas macias e elasticas massas de pão. Fazer pão é muito divertido. Venha comigo! Você sairá da cozinha enfarinhado mas muito mais feliz! ...risos...
Pegue o seu senso de humor e siga-me! Vamos fazer pão!


Ingredientes
massa
25 g de fermento biológico fresco
1/2 xícara (chá) de açúcar
300 ml de leite
2 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo
2 colheres (sopa) de leite em pó
2 colheres (café) de raspas de limão
500 g de farinha de trigo
 Cobertura
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
6 colheres (sopa) de suco de limão
raspas de casca de limão para decorar

Modo de fazer: Dissolva o fermento, amassando o com o açúcar e vá adicionando o leite, os ovos, o óleo, o leite em pó e as raspas de limão, misturando bem. Adicione a farinha, aos poucos, até obter uma massa lisa e elástica. Sove bem( eu adoro esta parte)  até obter o ponto de véu, que é quando você puxando um pedaço de massa, ela estica até quase ficar transparente, sem quebrar. Coloque em uma recipiente fechado, em local sem vento e deixe descansar por 20 minutos. Amasse levemente a massa, faça um cordão, corte em fatias de 2 cm de espessura e modele o pãozinho. Coloque numa assadeira untada e enfarinhada, deixando distância entre eles, para o crescimento. Deixe crescer até dobrar de volume, asse me forno preaquecido a 180ºC, por cerca de 25 minutos. Quando os pãezinhos estiverem frios, regue com um pouco de glacê e polvilhe com raspas de limão. Eu gosto de colocar uma gotinhas de groselha no glacê, par dar um toque rosado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário