26 de abril de 2012

PÃO DOCE DE AMÊNDOAS

Li, num belo livro sobre a cozinha mediterrânea, essa deliciosa lenda sobre as amendoeiras. Como sou uma romântica de dar dó, eu até chorei quando li: "Um lenda grega conta por que a amêndoa é a primeira das plantas a florescer. Demofonte e Filide, prometidos em casamento, forma separados devido à morte do pai do jovem, que foi obrigado a retornar para Atenas. Vendo que seu amado demorava a voltar, Filide se desesperou e se matou. Sobre o seu túmulo, nasceu uma amendoeira, que Demofonte, ao retornar, molhou com as suas lágrimas. Os deuses, comovidos com tanto sofrimento, fizeram florir prematuramente a planta, que se cobriu de flores como um sinal de amor eterno..." Bem vamos fazer um pão com esta lenda?

Ingredientes:
3 claras de ovo
100 g de açúcar
100 g de amêndoas sem peles
100 g de farinha de trigo
1/2 colher de café de fermento em pó

Modo de fazer: Peneire a farinha com o fermento. Bata as claras em neve com uma pitada de sal na batedeira e, sem parar de bater, acrescente 1 colher de sopa de açúcar por vez, até obter um merengue bem firme.
Acrescente as amêndoas inteiras, com cuidado e acrescente a farinha de trigo, com muita delicadeza para não perder a aeração. Quanto a massa estiver bem misturada, despeje numa forma de pão de forma forrada com papel manteiga. Asse em forno pré-aquecido, a 180ºC por 40 minutos. Desenforme sobre uma grelha e sirva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário