14 de janeiro de 2013

PANNA COTTA


E foi assim,
 sem nós sabermos se seria o  futuro ou 
 foi  o passado,
que nós encontramos esse amor, 
 muito antes começado.
E foi assim,
perdida neste mar de sentimento,
que eu voltei para mim
e encontrei você, lá dentro...
Não há como eu fugir
ou eu ir embora,
se este amor continua a consumir
e se você sempre me espera, lá fora...


Aviso: se você sofre de intolerância ou alergia a textos românticos e poéticos, siga direto para a a porta da minha cozinha. ...risos...

Vamos para a cozinha, porque hoje tem!!! Tem uma singela sobremesa piemontesa. Eu espero que você goste!
 A Panna cotta, é uma sobremesa típica Italiana, da região do Piemonte e é feito de creme de leite fresco, açúcar e gelatina.  Originalmente, a receita era preparada com aparas e cartilagem de peixe para gelatinizar o preparado. Hoje em dia, utilizamos a gelatina industrializada e sem sabor. Tradicionalmente usa-se frutas vermelhas para a calda ou purê. Uma forma simples de apresentação é colocar um purê de frutas no fundo de uma tigela, colocar a panna cotta e por cima colocar uma calda grossa das próprias frutas ou de vinho.

Ingredientes:
Fonte: google imagem
375 ml de creme de leite fresco
250 ml de leite
2 favas de baunilha
60g de açúcar
3 folhas de gelatina sem sabor

Modo de fazer: Hidrate a gelatina com um pouco de água, reserve. Em uma panela, coloque o creme de leite, o leite, o açúcar e as favas de baunilhas para ferver. Corte as favas ao meio e raspe para liberar mais sabor para ferver. Assim que levantar fervura, retire do fogo e mexa por uns 2 minutos. Retire as favas. Acrescente a gelatina e mexa até dissolvê-la por completo. Coloque em uma tigela e deixe esfriar por um tempo. Coloque nas tigelas ou copos definitivos e leves para gelar por pelo menos umas 6 horas ou até ficar firme. A calda deve ser acrescentada depois de a panna cotta estar completamente firme. Sirva gelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário