8 de maio de 2012

TARTE TATIN

Esta sobremesa minimalista, foi criada na França, pelas irmãs Tatin, donas de uma confeitaria com o mesmo nome, no fim do século 19. Mas cai bem também no século 21!

Ingredientes: 
200 g de farinha de  trigo
120 g de manteiga
4 maças grandes
140 g de açúcar
 sal


Modo de fazer: Numa panela pequena, caramelise 120 g de açúcar com um pouco de água. Despeje o caramelo uniformemente num forma de 24 cm de diâmetro. Lave as maçãs, retire o miolo central e corte em gomos finos. Disponha sobre o caramelo, formando uma flor. Salpique alguns pedaços de manteiga amolecida.
Amasse rapidamente a farinha com a manteiga restante, em pedaços, 1 pitada de sal e 3 colheres de sopa de água fria. abra a massa numa folha redonda e cubra a camada de maças, pertando a borda para formar um ondulado e fazendo furos na massa com um garfo. Salpique a torta com o açúcar restante e leve à geladeira por 30 minutos. Retire a forma da geladeira e leve ao forno preaquecido a 200ºC, assando 20 minutos. Quando estiver pronta, retire do forno e vire num prato de bolo, de cabeça para baixo. É a torta que fica de cabeça para baixo, não é o prato e nem você...risos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário