18 de janeiro de 2013

VITELA À BOURGUIGNONE


Fragmentada, esmagada, esfacelada,
eu  luto, em vão, para colar os meus pedaços.
Juntando as peças da minha alma, espalhadas,
eu procuro completar os meus espaços...

A minha imagem, por você quebrada,
Vai sendo, aos poucos, remontada e definida,
mas minha  alma, pelo vento espalhada,
misturou-se  com você, por toda a vida.


Sexta-feira! A sexta-feira já foi um dia de especial felicidade, mas hoje está escuro para mim, mesmo com um refulgente sol!  Só você faz nascer o sol! 
Vamos para a cozinha? O prato de hoje é denso, encorpado, saboroso. Sirva com batatas à inglesa e, claro um vinho tinto e encorpado. Pegue o teu sorriso e o teu avental e vamos para a cozinha, porque hoje tem!!! ...risos...

Ingredientes
200 g de toucinho defumado
1,2 kg de carne de vitela
3 cebolas médias
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 garrafa de vinho tinto seco
1 maço de cheiro verde limpo
sal e pimenta a gosto

Modo de fazer: Retire o couro do toucinho defumado e corte-o em 3 pedaços. Coloque-os numa panela em  fogo baixo para derreter e dourar, sem queimar a gordura. Retire-o e reserve.
Corte a carne de vitela em pedaços regulares e doure-a na gordura do toucinho. Acrescente as cebolas picadas e mexa até que estejam transparentes. Polvilhe com farinha de trigo e deixe dourar, mexendo sempre. Regue com o vinho e acrescente água quente que dê para cobrir a carne, junte o cheiro-verde, o sal e a pimenta. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo bem baixo, até que a carne esteja macia. Sirva bem quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário