1 de novembro de 2012

PATÊ DE FÍGADO AO MOUSSE


(Talvez você passe por mim, e não me veja.
Talvez você pare  e me olhe, fascinado,
e você veja em mim  aquilo que deseja,
e você se descubra, de repente, apaixonado.)


Embora eu prefira alimentos frescos e orgânicos, eu sinto uma atração pelas receitas antigas e pesadas, pelos sabores de fazenda, pelas receitas dos  meus ancestrais. São os sabores da minha história. E você? De que você gosta?
Quais são os pratos que tem o sabor da tua história?
Esta receita, que produz cerca de 2 kg de patê, é uma receita feita pelas minhas avós com a minha diligente ajuda, sempre em duas tigelas. Uma era feita para o consumo da família e a outra era distribuída, em porções, para os vizinhos, acompanhada de um  pão italiano. Eu tenho adoração por esses generosos costumes, que marcaram tanto a minha personalidade. Venha compartilhar comigo esse pedaço da minha história. Vamos para a cozinha? 

Ingredientes
1 kg de fígado de galinha
300 g de fígado de porco
1/2 kg de carne de porco
2 ovos
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
1/2 xícara (chá) de conhaque
sal e pimenta o reino a gosto
manjerona
noz-moscada
8 fatias finas de bacon
4 folhas de louro

Modo de fazer: Pique os fígados o mais fino possível, moa a carne de porco e misture aos fígados, juntando os ovos, a gelatina previamente amolecida em 3 colheres (sopa) de água e dissolvida em banho-maria, o conhaque e os temperos. Reserve.
Forre duas tigelas refratárias, com a capacidade de 1 kg cada uma, com bacon, decore o fundo com folhas de louro e encha com a mistura do patê. Aperte bem e tampe a tigela. Faça uma massa com farinha de trigo e água, no ponto que dê para fazer 2 cordões grossos. Cole a tampa das tigelas com o cordão de massa e lacre bem, para ficarem bem vedadas. Aqueça o forno a 175ºC, leve as tigelas ao forno em banho-maria, e deixe cozinhar por 2 horas. Deixe esfriar dentro do forno. O prato deve descansar por 24 horas, no mínimo, antes de ser servido. Pronto! Agora é só dividir uma tigela com os vizinhos. Faz parte da receita. ....risos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário