22 de fevereiro de 2013

PÃEZINHOS DE DEUS

Fonte: www.doces regionais. com.pt
Eu quero ser o eixo que sustenta o mundo,
a boca que te beija, a mão que acaricia,
o corpo que deseja, um amor largo e fundo,
e a luz do sol, que faz nascer o dia...

Eu quero ser o teu céu e o teu inferno,
o doce abraço que sufoca a solidão,
eu quero ser o teu momento eterno,
um instante infinito, na história da paixão...


Ah! Esses queridos portugueses e  a sua divina comida! O Brasil se rende aos teus sabores, meus queridos irmãos de além mar. Empreste-nós um pouco dos teus maravilhosos sabores e, desfrutem, em troca, os nossos tropicais sabores. Vamos para a cozinha, nesta linda noite de lua, porque hoje o pão é divino. Pegue o teu avental e siga-me... risos...

Ingredientes:
20 pãezinhos
1 pitada de sal
100 g de coco ralado
100 g de margarina
2 colheres (sopa) de rum (opcional)
20 g de fermento de padeiro
225 g de açúcar
350 ml de leite morno
5 ovos
625 g de farinha de trigo
açúcar em pó p/ polvilhar
raspa de ½ limão

Modo de fazer: Dissolva o fermento em 50 ml de leite morno. Coloque 125 g de farinha numa tigela e faça uma cavidade no centro. Deite nela o fermento diluído e 2 ovos. Misture tudo muito bem e deixe levedar.
Coloque a restante farinha noutro recipiente, abra uma cavidade ao centro, onde juntará a margarina amolecida e 125 g de açúcar. Adicione o sal, o rum, a raspa do limão e a massa com o fermento já levedada. Amasse bem, vá juntado o restante leite e deixe levedar até duplicar o volume.Forre uma assadeira com papel vegetal. Faça bolas de massa com cerca de 80 g cada e coloque-as na  assadeira, deixando um espaço para o crescimento e deixando levedar novamente, até a massa crescer mais um pouco.Ligue o forno a 180º C.
Prepare a cobertura, misture o coco com o açúcar e os 3 ovos restantes. Mexa bem e coloque um pouco deste preparado por cima de cada bolinha. Leve ao forno por cerca de 35 minutos.Retire os pãezinhos e polvilhe-os com açúcar de confeiteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário