14 de janeiro de 2014

GODÓ DE BANANA E CAMARÃO

Fonte: Terra da Gente
À vezes a vida me encurrala e me maltrata, mas quem sou eu para enfrentar a vida? Quem sou eu para fugir da vida? Sem alternativas, eu me alio a ela e me entrego ao sabor da corrente. Eu estou assim, hoje, ao sabor das correntes do rio da vida.
Bem, se não se pode evitar a dor, que ao menos ela seja acompanhada de um certo prazer. Poderia você me dar o prazer da tua companhia? ...risos...
Poço Encantado - Chapada Diamantina
Hoje, você está convidado a conhecer  preciosos e mágicos lugares. O Parque Nacional da Chapada Diamantina nos oferece tantas opções de tirar o fôlego, mas eu vou escolher o Poço azul e o Poço encantado para nos levar aos céus do pensamento. Depois desta mental viagem, nós vamos para a cozinha da Chapada Diamantina, degustar este exótico e saboroso prato típico, o Godó de Banana e Camarão. Vamos para a cozinha, porque hoje os sabores são intensos e o visual é mágico!
Ingredientes:
4 bananas verdes
100 g de bacon
1 cebola picadinha
2 dentes de alho picadinhos
coentro a gosto
4 tomates pelados, sem sementes e picadinho
½ pimentão verde em cubos pequenos
½ pimenta dedo de moça cortada em cubos pequenos sem sementes
½ maço de salsa picadinha
a ponta de uma colher de café de cominho
½ colher de café de cúrcuma ou açafrão da terra
100 g de carne seca dessalgada cozida e desfiada
100 g de camarões secos
100 g de camarões frescos
1 colher de manteiga sem sal
Coentro fresco a gosto
Modo de fazer: Descasque e corte as bananas em rodelas e deixe-as de molho na água. Reserve. Em uma panela, frite o bacon com um pouco de óleo. Acrescente a cebola e o alho picados. Deixe refogar. Reserve uma parte dos tomates picados e do coentro para finalizar o prato, e junte o resto à panela. Coloque o cominho e, em seguida, o açafrão ralado. Por fim é a vez dos camarões, cuidando para misturar um pouco do seco e do fresco, e a carne de sol, previamente cozida e desfiada. Junte as bananas com a água do molho suficiente para cobrir os ingredientes. Deixe ferver em fogo baixo, tampado, por 30 minutos. A cada cinco minutos mexa e acrescente mais água, para que a mistura não grude no fundo da panela. Passado o tempo de preparo, desligue e acrescente mais um pouco de tomate e coentro antes de servir. Sirva com arroz vermelho, farofa de milho e decore com tomates cereja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário