5 de agosto de 2015

STRUDEL DE VERDURA E MUSSARELA


Nunca as panelas tiveram uma missão tão nobre e tão cidadã. Hoje, o meu país bateu panela contra um governo incompetente e vergonhosamente corrupto. São bilhões de dólares roubados para comprar consciências e enriquecer o membros do partido.


Hoje, as panelas expressaram a nossa fúria cidadã. Nós queremos o nosso país de volta, junto com todo o dinheiro que esse governo roubou. Eu sei que você rir, porque a boa comida pede tempero e não destempero. Mas, nem só de boa comida e boa vinho vive esta cozinheira que vos fala! Algumas vezes, ela precisa lutar pelo pão de cada dia, outras vezes ela precisa lutar pela  cidadania e pelo respeito. Entretanto, entre uma luta e outra, nós poderemos comer um pedacinho de strudel, e tomar uma tacinha de um bom vinho. ...risos...

Boa noite, para você que, como eu,  acredita nas lutas por um futuro melhor. Boa noite, para você que gosta de lutar! Boa noite, para você que gosta de strudel com uma taça de um bom vinho! Boa noite, para você que gosta de mim! ...risos....



Ingredientes

Massa:
300 g de farinha de trigo
1 ovo
azeite extra virgem
1 pitadinha de sal
120 ml de água morna

Recheio:
600 g de berinjelas
500 g de abobrinha
200 g de mussarela em fatias
100 g de pão fresco esfarelado
50 g de tomates secos
2 cebolinhas roxas
2-3 raminhos de manjerona
20 g de ervas misturadas. Pode ser salsa, cebolinha, manjerona, manjericão. Tudo fresco
4 colheres (sopa) de azeite extra virgem
sal a gosto

Prepare a massa: Misture a farinha com o ovo, uma pitada de sal, duas colheres de azeite de oliva e cerca de 120 ml de água morna. Amasse bem, até obter uma massa lisa, elástica e homogênea, que não grude nas mãos. Enrole a massa em uma folha de plástico e deixe descansar por uma hora.
Lave bem as berinjelas e as abobrinhas e corte em fatias de 3 a 4 mm. Corte as cebolas com fatia compridas. Aqueça bem uma grelha e grelhe todos os legumes, por cerca de um minuto de cada lado, tempere com sal e deixe esfriar. Processe as migalhas de pão em um processador, com as ervas e 4 colheres de azeite, até obter uma pasta. Escorra o tomate em papel toalha, e pique.
Abra um retângulo de massa bem fina, em uma superfície enfarinhada, e coloque a massa sobre papel manteiga, ou filme plástico. Isto é para facilitar na hora de enrolar o strudel. Eu enfarinho bem a superfície e eu consigo enrolar sem o auxílio do papel toalha ou filme plástico. Cubra a massa com camadas de legumes alternando com a pasta de pão, tomate seco e fatias de mussarela, deixando uma margem de 3-4 dedos de todos os lados. Dobre as bordas livres sobre o recheio, e enrole, como um rocambole. Pincele com um pouco de azeite, e asse em forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 35 minutos. Sirva quente ou frio, polvilhado com folhinhas de  manjerona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário