12 de abril de 2013

TROUXAS DA MALAVEIRA

As Trouxas da Malaveira, são deliciosas tortinhas de pão-de-ló com saboroso creme de baunilha e frutos secos moídos. Para mim, são mini-rocamboles. ...risos... O nome foi inspirado nas antigas lavadeiras saloias, que traziam, à cabeça, as trouxas de roupa. A história das trouxas começa nos “segredos” do convento de Odivelas, onde trabalhou durante muitos anos a madrinha de Maria Emília Esteves que, em 1952 trouxe este divino doce, para as ruas, em um pequeno espaço junto à passagem de nível,a que deu o nome de Tentadora.  Lá,  Dona Teresa, que também conhecia os segredos do conventos de Odivelas, começou a fazer as trouxas, um doce muito leve e requintado que confeccionava em pequenas quantidades e destinado a uma clientela mais fina. Com a sua morte, o segredo das trouxas ficou com a família de Dona Emília e o sucesso da receita se mantém, até hoje. E aqui estou eu, uma brasileira, completamente apaixonada pelas trouxas, tentando disseminar um segredo que, com certeza eu não conheço, por inteiro. ..risos...  A receita é adaptada, porque a receita original é muito grande (o dobro). O modo de fazer eu o vi em uma matéria sobre a fabricação na casa original das trouxas, em Malaveira, onde, com certeza, os segredos não foram revelados.  A fábrica utiliza uma forma com subdivisões, como um favo, que resulta em bases exatamente iguais.  Eu assei em assadeiras retangulares e cortei  a massa em retângulos com  cerca de 8cmx12cm. Vamos para a cozinha, porque hoje tem história e sabor...

Ingredientes:
250 g claras batidas em neve (clara de 7 ovos grandes, aproximadamete)
125 g gemas (gemas de 7 ovos grandes, aproximadamente)
300 g farinha
450 g açúcar


Recheio:
150 g amêndoa torrada e moída
175 g  açúcar
1,2 l  de leite
20 g de  baunilha


Modo de fazer: Prepare o recheio, juntando os ingrediente, levando ao fogo e mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo e reserve.
Faça o pão-de-lo, batendo as claras em neve, com picos firmes. Junte o açúcar e continue batendo. Junte as gemas  e continue batendo ate incorporar tudo. Adicione a farinha, aos poucos, delicadamente, até incorporar tudo e obter uma massa fofa. Coloque uma camada fina em assadeiras retangulares, untadas com manteiga ou forrada com papel manteiga untado. Asse em forno preaquecido a 200 ºC, por aproximadamente 8 minutos ou até dourar. Depois de assado, desenforme, corte os retângulos, recheie, enrole e salpique com açúcar cristal. Eu prefiro o açúcar fino, de confeiteiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário