1 de setembro de 2012

ARROZ MALANDRO DE MARISCOS

(É uma saudade que rasga o coração, que inunda o mundo inteiro. Saudade deveria ser apenas uma palavra da língua portuguesa. Não uma dor!!)

E já que estamos falando em saudade, vamos para Portugal, com o seu arroz malandro. Ai, ai, ai, aiaiaiai! Vamos para a cozinha, cozinhar sob a luz da lua.


Ingredientes

Furtos do mar e caldos
1 1/2 kg de vôngole com as conchas
1 kg de mexilhões com as conhas
3 xícaras (chá) de vinho branco e seco
500 g de camarões com casca
3 xícaras de água
1 cebola média inteira
sal, pimenta do reino moída a gosto
3 colheres de azeite
1 cebola média picada

Arroz:
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1/2 cebola picada
300 g de arroz lavado
sal a gosto
1 amarradinho de salsa, louro e coentro
os caldos dos frutos do mar preparados anteriormente
frutos do mar preparados anteriormente

Modo de fazer: Limpe bem as conchas dos mariscos, com uma escova de cerdas de metal, em água corrente, coloque numa panela com a metade do vinho e cozinhe até que as conhas se abram. Reitre os vôngoles  água, com a cebola inteira, o sal e a pimenta do reino. Tire as cascas dos camarões e reserve, as cascas inclusive. Coe o caldo do cozimento. Esquente o azeite e refogue rapidamente a cebola picada. Acrescente as cascas dos camarões e refogue durante 5 minutos, no fogo médio. Junte o caldo do cozimento e deixe em fogo baixo, por 30 minutos. Coe e reserve o caldo.
Para fazer o arroz, esquente o azeite  e frite rapidamente a cebola picada, até começar a dourar. Acrescente o arroz e frite bem, acrescente sal (lembre-se que os caldos tem sal) e junte o amarradinho de ervas. Acrescente água aos caldos, até atingir pouco mais de 1 litro. Junte esse caldo ao arroz e cozinhe por 20 minutos. Junte os camarões e os mariscos e cozinhe mais 10 ou 15 minutos, até constatar que o arroz está cozido. O arroz malandro é bem mais úmido que o normal, quase uma papa. Retire o amarradinho de ervas e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário