19 de novembro de 2012

FILÉ MIGNON COM PAMONHA SALGADA

Fonte: Folha Receitas



A vida mudou. Tudo o que era suave e plano. De repente, ergueram-se, diante de mim, picos nevados e cordilheira. Eu não sei onde pisar, porque tudo fere os meus pés. Hoje, para manter a mente quieta e a coluna ereta, eu estou precisando  de asas. Uso, então, as asas que você me deu e eu voo sobre este agressivo, duro e novo mundo . Lá, no céu dos meus sentimentos, olhando a nossa história de cima, eu posso ver a beleza e a profundidade do nosso amor. Tudo mudou. Nada mudou.
...risos.... Eu estou começando a segunda feira com um gosto de fim de mundo na boca. Mas eu sou teimosa para sucumbir ao gosto do fim. Eu recomeço todos os dias, todas as manhãs. Vamos recomeçar juntos? Vamos para a cozinha, preparar o almoço, com este incrível, brasileiro e bêbado prato. Filet com cachaça... Risos.... 

Ingredientes
100 g manteiga (para a manteiga de cachaça)
5 g noz-moscada (para a manteiga de cachaça)
1 ramo tomilho (para a manteiga de cachaça)
10 g açúcar mascavo (para a manteiga de cachaça)
45 ml cachaça envelhecida (para a manteiga de cachaça)
220 g filé mignon (para o filé mignon)
Sal e pimenta a gosto (para o filé mignon)
20 ml de cachaça (para o filé mignon)
6 espigas de milho cruas (para a pamonha salgada)
50 g manteiga (para a pamonha salgada)
Sal e pimenta a gosto (para a pamonha salgada)

Modo de fazer:
Manteiga de cachaça: Deixe a manteiga em temperatura ambiente e adicione todos os ingredientes (noz-moscada, açúcar mascavo, cachaça envelhecida e o tomilho), misture todos os ingredientes até que se torne uma mistura homogênea  e leve, novamente, à geladeira, para que volte ao ponto de manteiga
Filé mignon:- Leve o filé mignon em uma grelha bem quente e tempere ainda no fogo, com sal e pimenta do reino a gosto, grelhando  a carne de acordo com o ponto preferido. Retire o filé mignon e flambe numa frigideira com a cachaça e, depois de flambar, retire a frigideira do fogo, adicione uma colher de sopa da manteiga de cachaça e sirva, acompanhado de pamonha salgada.
Pamonha salgada: Com uma faca, tire os grãos das espigas e bata no liquidificador, adicione manteiga,  o sal e a pimenta. Num papel filme derrame aproximadamente 300 g da mistura do milho, num molde de salsichão, amarre o papel filme nos dois lados, bem firme, e leve para a água já fervendo, para cozinhar por 50 minutos. Escorra, retire o filme, corte em fatias para montar o prato e decore com talos de cebolinha e salsinha picada.
Mais um emocionante capítulo do romance "uma deusa na cozinha"! ...muitos risos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário