6 de dezembro de 2012

PEITO DO PATO COM MOLHO DE ROMÃ

Para Oscar Niemeyer,
Meu poeta do concreto,
da obra que flutua,
onde para o traço reto,
mas a curva continua.
Criador de formas livres,
onde a onda se insinua,
o sol dorme nos declives
e se encontra com a lua...

Eu sou apaixonada pelas obras flutuantes, onduladas, sedutoras e apaixonantes da arquitetura de Oscar Niemeyer. Os gênios deveriam ser eternos. Pronto! Falei! Vamos para a cozinha? Hoje, a minha sugestão para as festas de fim de ano. Vamos inovar? (eu já disse, que sem você a vida sai de férias? ...risos.)
Esse prato saboroso e lindo gosta de ser acompanhado por um vinho de uvas Pinot Noir ou um branco da Borgonha. Vamos festejar à vida!

Ingredientes
400 g de peito de pato
5 cebolas pequenas
1 taça de vinho tinto
1 copo de caldo de galinha
1 xícara de sementes de romã
50 g de manteiga
azeite de oliva extravirgem
sal e pimenta do reino preta, a gosto

Modo de fazer: Apare a gordura do peito de ave e doure numa frigideira antiaderente untada com azeite. Transfira a carne para uma assadeira com 2 colheres de sopa de azeite e asse em forno preaquecido a 200 ºC por 15 minutos. Descasque e corte as cebolas em fatias não muito finas, retire o excesso de gordura da frigideira em que foram dourados os filés. Acrescente a manteiga e refogue a cebola. Adicione o vinho e deixe evaporar em fogo baixo. Coloque o caldo de galinha, tempere com a pimenta e ajuste o sal, continuando o cozimento do molho por 10 minutos. Junte as sementes de romã e cozinhe por mais alguns minutos para que o molho fique mais encorpado. Retire o peito de pato do forno, corte em fatias e sirva com o molho de romã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário