26 de dezembro de 2013

MINI-PANETONE SALGADO À LA TOSCANA

 se
Linda noite de  infernal calor! Somente as estrelas me parecem frias, mas elas estão longe demais para refrescarem a minha pele.
Eu estou pensando em cozinhar no Alaska ou em Nebraska, porque é impossível entrar na cozinha, sem eu pensar em pedras de gelo na nunca e no decote.
Rindo, eu estou me mudando, mentalmente,  para a Toscana, porque lá é inverno e eu posso pensar em preparar este charmoso e saboroso mini-panetone. Você, que está em um lugar frio, por favor, tire-me deste calor. Somente assim eu poderei degustar o prazer de amassar, apertar e esticar a massa deste panetone. Vamos para a tua cozinha? ....risos...
A minha está quente demais! Boa noite, para você que gosta de calor, boa noite para você que gosta de frio, boa noite para você que gosta de mim. ....risos....



Ingredientes:
400 g de feijão branco cozido
400 g de farinha de trigo
100 g de farinha de trigo integral
250 g de queijo em cubos misturados
130 ml de leite
4 cebolas brancas
20 g de cogumelos secos
20 folhas de sálvia
10 g de fermento fresco
1 colher de chá de açúcar
Azeite de oliva extra - virgem
 Sal-
 8 forminhas de metal com 7-8 cm de diâmetro

Modo de fazer: Separe 1 colher de sopa de farinha e misture com meia colher de chá de sal, em seguida, peneire a farinha restante, juntamente com farinha de trigo integral . Dissolva o fermento e o açúcar em 250 ml de água morna e adicione, em seguida,  à farinha. Misture a colher de sopa de farinha e sal e , em seguida, 3 colheres de sopa de azeite de oliva e continue a misturar até obter uma massa lisa, macia e elástica. Cubra-o e deixe crescer por pelo menos 90 minutos.
Corte as cebolas em fatias e doure, em fogo baixo, juntamente com as folhas de sálvia, em uma panela com 5 colheres de sopa de azeite de oliva por 10 minutos. Quando as cebolas estiverem douradas,  adicione o feijão e continue a refogar por 5 minutos. Unte as formas e forre com com papel manteiga. Misture a metade do refogado de feijão com a massa e divida a massa em 8 bolas. Coloque cada bola em um molde e deixe crescer em local aquecido e protegido, por cerca de 40 minutos. Depois de crescido, asse a 200 graus C, durante 20 0u 25 minutos. Deixe esfriar e, em seguida, desenforme. Retire a tampa do panetone com uma faca serrilhada , em seguida, com uma faca menor cave o interior do panetone, removendo grande parte do miolo e reserve.  Prepare o recheio, derretendo os queijos em pedaços com o leite, em uma panela em banho-maria . Mergulhe os cogumelos em água morna por 10 minutos e , em seguida, corte em fatias, junte com o restante do refogado de feijão e cebola, até obter um creme espesso. Volte  os mini-panetones ao forno por 5 ou 10 minutos.  Enquanto isso,aqueça o creme de queijo, feijão e cogumelos e recheie os panetones. Coloque as tampas e sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário