1 de dezembro de 2012

PUDIM DE TAPIOCA COM BABA DE MOÇA



Eu gosto de vinhos! Não dos efeitos do álcool, porque gosto da mente ágil e lúcida! Os vinhos me trazem de volta, os vinhedos da minha infância, o vinhedos de Louveira, a minha pequena Toscana; trazem de volta os perfumes da fermentação da uva e a experiência inesquecível do vinho pronto. Eu  fico encantada com a longa história do vinho, com as sua múltiplas facetas, cores, perfumes, sabores que se derramam de um única fonte.
Eu gosto de admirar as cores cintilando numa taça de cristal, eu fico inebriada ao  aspirar os aromas que lembram, frutas maduras, campos floridos, madeiras e terra. Gosto do sabor inundando a boca de múltiplos matizes, com a magia de um beijo de amor. Nosso amor é assim, um grande vinho, pleno de cores, sabores e perfumes, amadurecendo na adega do tempo, esperando apenas ser aberto para uma  celebração a dois.

Às vezes eu misturo as estações, mas é só para quebrar a monotonia. ...risos... É verdade! As uvas e os vinhos me apaixonam, por motivos atávicos. Mas hoje nós vamos para a cozinha para  nós fazermos uma sobremesa  muito brasileira: o pudim de tapioca com baba de moça. Vamos para a cozinha? 

Ingredientes
Pudim
½ xícara (chá) de farinha de tapioca granulada
½ litro de leite
4 ovos (separados da seguinte forma: 3 gemas, 3 claras em neve e 1 ovo inteiro
1 lata de leite condensado
200ml de leite de coco
½ coco fresco ralado
2 colheres (sopa) de manteiga
Baba-de-moça
1 litro de água
500g de açúcar
200ml de leite de coco
4 gemas

Modo de fazer:
Ferva o leite, retire do fogo e introduza, imediatamente, a tapioca granulada. Misture bem, cubra com uma tampa e deixe descansar em temperatura ambiente por trinta minutos. Em seguida, caramelize uma forma de pudim e reserve. Coloque no liquidificador as três gemas, o ovo inteiro, o leite de coco e o leite condensado. Acrescente o leite de coco, o coco ralado fresco, a manteiga e, por último, a tapioca hidratada. Bata tudo por cerca de três minutos. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Retire a mistura do liquidificador, despeje em uma vasilha grande e vá acrescentando delicadamente as claras em neve.
Quando a mistura estiver homogênea, coloque-a na forma de pudim, cubra com papel-alumínio. Leve ao forno em banho-maria. Após trinta minutos, retire o papel e mantenha assando por mais trinta minutos. Desligue o fogo quando estiver dourado e espere esfriar em temperatura ambiente. Desenforme.
Baba-de-moça
Em uma panela, misture a água e o açúcar e leve ao fogo até ferver e obter uma calda em ponto de fio grosso. Retire do fogo e deixe esfriar. Misture o leite de coco e leve ao fogo em banho maria. Passe as gemas por uma peneira e adicione-as à calda antes de entrar em ebulição. Mexa sem parar, sempre em fogo baixo. A baba-de-moça estará pronta quando a mistura começar a borbulhar na borda da panela
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário