14 de maio de 2013

LOMBINHO DE PORCO COM MANGA FLAMBADO

Fonte: cozinha de Portugal
Eu amo os rituais da alimentação, aquela arte que torna lírico o básico ato de comer. Os pratos flambados tem a minha preferência, porque une, em um rito ancestral, o requinte e a simplicidade do fogo. Eu adoro por fogo no mundo, para aguçar a fome e incendiar o paladar. Esta agridoce  receita, simples e rápida, se acompanhada de um maravilhosa taça de vinho, tem os requisitos de uma celebração.  Experimente um jovem e fresco Sauvignon Blanc! Pegue o teu avental e siga-me! Vamos para a cozinha, porque hoje a festa é do fogo. ...risos...

Ingredientes:

400 g de lombinho de porco fatiado
1 mangas firme e cortada em  lâminas
1 colher (sopa)  rasa  de manteiga
1 pimenta malagueta, sem sementes e picadinha
1 pitada de pimenta-do-reino preta moída
Sal a gosto
1/2 copo de rum para flambar

Modo de fazer: Corte o lombinho em fatias não muito grossas e tempere com sal e pimenta-do-reino. Aqueça um frigideira, coloque a manteiga e doure a carne dos dois lados, por cerca de 2 minutos cada lado, retire da frigideira e reserve aquecido. Eu gosto da frigideira grossa de ferro, que mantém a temperatura e sela melhor a carne, sem perder líquido. Mas use a frigideira que você tiver. Na mesma frigideira quente, coloque a manga fatiada e deixe caramelizar um pouco e junte a carne. Tempere com a pimenta malagueta, a gosto e deixe apurar por mais 2 minutos. Regue com 1/2 copo de rum e flambe. Eu amo pratos flambados. Eu adoro por fogo no mundo, incendiar o paladar! ...risos... Sirva com um arroz soltinho e uma linda e fresca salada de folhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário