5 de setembro de 2012

BOLO TRUFADO DE CHOCOLATE


Fonte: Folha de São Paulo


Esse maravilhoso bolo de chocolate, rico e escuro, além de ser uma sobremesas especial, fará sucesso em qualquer aniversário! Como a maioria dos produtos de forno, é melhor quando consumido no mesmo dia, mas a massa pode ser preparada com até 2 dias de antecedência e conservada num recipiente com tampa hermética.
Ingredientes
1 xícara (chá) de manteiga sem sal amolecida, mais um pouco para untar
300 g de chocolate amargo, de preferência com 70% de cacau
1 ½ xícara de (chá) de açúcar (de preferência orgânico)
4 ovos grandes
1 ¼ xícara de (chá) de iogurte natural de sabor suave
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 ¼ xícara (chá) de farinha de trigo com fermento
½ colher (chá) de sal kosher
½ colher (chá) de fermento em pó
¼ xícara (chá) de cacau em pó
¼ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
2/3 xícara (chá) de creme de leite azedo ou creme de leite fresco
-
Modo de fazer:  Com um pouco de manteiga, unte ligeiramente duas fôrmas para bolo com 20 cm de diâmetro e forre com um disco de papel-manteiga. Preaqueça o forno a 170ºC. Quebre o chocolate em pedaços e coloque 200 g numa tigela refratária. Coloque a tigela em banho-maria sobre uma panela pequena com água bem quente, mas não fervente, tomando cuidado para que o fundo da tigela não toque a água. Espere 5 minutos para o chocolate derreter, mexendo uma ou duas vezes, até que esteja totalmente liso. Se preferir, derreta o chocolate no forno de micro-ondas na potência máxima, por ½ minuto. Reserve 2 colheres (sopa) da manteiga e coloque o restante numa tigela grande. Adicione o açúcar, os ovos, o iogurte, a baunilha, a farinha, o sal e o fermento. Peneire o cacau e junte-o também à tigela. Com a bateria de mão ou a comum, bata os ingredientes até obter um creme liso e fofo. Se sobrar algum pedaço de manteiga, não se preocupe pois ele derreterá quando for adicionado o chocolate morno. Acrescente o chocolate derretido e bata apenas até a mistura ficar lisa e uniforme. Divida a massa entre as duas fôrmas. Não leve a tigela, pois ela será usada para preparar a cobertura. Coloque as duas fôrmas no forno, na mesma prateleira, e asse por 35-40 minutos ou até que os bolos estejam crescidos e, ao esfriar um palito no centro deles, este saia limpo. Espere esfriar por 10 minutos e desenforme sobre uma grade. Manuseie cautelosamente os bolos, pois sua superfície é delicada. Enquanto os bolos esfriam, prepare a cobertura. Coloque as duas colheres (sopa) de manteiga e o restante do chocolate na tigela reservada e leve ao banho-maria para que derretam, conforme explicado no passo -
QUER COBRIR TAMBÉM AS LATERAIS?
Para cobrir também os lados do bolo, aumente a quantidade dos ingredientes. Para isso, irá precisar de 150 g de chocolate, 3 colheres (sopa) de manteiga, ¾ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro e 1 xícara (chá) de creme de leite azedo ou natural. Retire a tigela do banho-maria, peneire o açúcar de confeiteiro sobre ela, junte também o creme de leite azedo ou natural e misture bem. A consistência ficará um tanto fluida, mas irá encorpar ao esfriar. Não leve à geladeira. Espalhe metade da cobertura sobre um dos bolos. Coloque esse bolo em um prato de servir. Apoie por cima o segundo bolo e cubra também com a cobertura de chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário