28 de março de 2012

ARROZ COM CHARQUE E AMENDOIM

Ai meu Deus! Esse prato é uma loucura. É um prato único em todos os sentidos, inclusive no paladar... É preciso calma para decifrar tantos sabores...

Ingredientes:
1 kg de charque (carne salgada, seca ao sol, prensada em mantas)
2 cebolas médias
1/4 de xícara de óleo

Molho: 
2 colheres de castanha de caju
2 colheres de amendoim
1/2 xícara de cebola
4 colheres de azeite de dendê
300 g de camarão seco defumado ou salgado
1/2 pimenta dedo de moça

Arroz
2 xícaras de arroz
1 xícara de leite de coco

Modo de fazer: Na véspera, limpe o charque, corte em tiras e deixe de molho. Troque a água algumas vezes, porque é muuuuuuuuuito salgada. Escorra. Ferva 2 litros de água, junte a carne e deixe cozinhar, tampada, até ficar macia. Escorra e reserve. Corte as cebolas em tiras, e frite no óleo até dourar.

Molho: Se utilizar camarão seco e salgado, deixe de molho na véspera, trocando a água várias vezes. Torre e moa a castanha de caju e o amendoim. Frite a cebola no azeite de dendê, junto o camarão, a pimenta e o amendoim com a castanha moídos e refogue.

Arroz: Ferva quatro xícaras de água, junte o arroz e cozinhe até ficar macio. É assim mesmo. Você cozinha o arroz sem nenhum tempero. Quando estiver quase macio, junte o leite de coco, salgue (cuidado com o sal, porque o charque e o molho são salgados) e conclua o cozimento. Faça um anel numa travessa, com uma depressão no centro e coloque aí o molho. Distribua o charque refogado sobre o arroz e sirva. Delíiiiiiiiiiicia com gosto de Brasil!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário