8 de outubro de 2012

LÍNGUA GRATINADA

Eu eu, que falo de amor em todas as línguas, que vivo perdida no poder e na doçura das palavras,  hoje eu  resolvi transgredir, desafiar e ... gratinei a língua. ...muitos risos...

É sério! Seríssimo! Hoje eu vou convidar você para fazer esse sinistro prato: lingua gratinada!
Vamos para a cozinha! Enquanto nós falamos das delícias da vida, dos perfumes da primavera e nós comemos morangos, nós preparamos o prato para quem gostar. ... risos...

Ingredientes
1 língua bovina (humana não serve. (risos)) de 1 1/2 kg
2 tabletes de caldo de carne
1 folha de louro
1 ramo de tomilho
1 cebola grande
4 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara de parmesão ralado
1 lata de purê de tomate
1/2 colher de orégano
sal e pimenta a gosto.

Modo de fazer: Limpe a língua e lave com água fria. Coloque-a em uma panela de pressão, cubra com água, junte os tabletes de caldo de carne, o louro, o tomilho e a cebola. Leve ao fogo, deixando por cerca de 1 hora e 30 minutos. Deixe esfriar no caldo do cozimento. escorra, retire a pele que recobre a língua, dando um corte e puxando. Unte um refratário, espalhe a metade da manteiga em pedacinhos e forre com uma camada de queijo. Corte a língua em fatias finas e arrume em camadas sobre o queijo. Junte o orégano ao puré de tomate e tempere com sal e pimenta. Com esse molho, regue as fatias de língua e cubra com o queijo restante e a manteiga restante. Leve ao forno quente até que esteja gratinado, por cerca de 30 minutos. Sirva com arroz branco e uma colorida salada fresca.
Observação: Essa coisa de usar tabletinhos de caldo e latas de purê de tomate é para simplificar, mas eu gosto de tudo fresco. Claro que fica muito mais saboroso de você usar caldo de carne caseiro e um molho de tomates vivos e frescos. Fica a seu critério. Do meu jeito, dá mais trabalho, mas dá muito mais prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário