3 de maio de 2012

MEU BOLO DE ANIVERSÁRIO

Hoje é dia do meu aniversário. Nada mais adequado que postar o meu bolo predileto. Esse bolo me acompanhou a vida inteira. Só mudou um dos componentes do recheio. Eu troquei a cocada pela geleia de damasco. Quer um pedacinho do meu bolo?


Ingredientes:
Massa do pão de ló de água
3 ovos inteiros
1 copo de água morna
1 1/2 xícara de açúcar
2  xícaras de farinha de trigo
casca de 1/2 limão ralado
1/4 de xícara de óleo de cozinha
1 colher (sopa) de fermento em pó
Recheios:
1 lata de leite condensado cozida por 35 minutos na pressão, a partir da fervura

Creme de ameixa preta:
100 g de ameixas pretas
1/2 xícara de açúcar
1 xícaras de água
Coloque tudo numa panela e ferva até as ameixas ficarem amolecidas e a calda encorpada
Retire as sementes das ameixa e bata levemente com processador. Deve ficar um creme bem úmido.

Creme de damasco
100 g de damasco-
1/2 xícara de açúcar
1 xícaras de água
Coloque tudo numa panela e ferva até o damasco ficar molinho e a calda encorpar um pouquinho. Bata tudo no processador até ficar um purê bem úmido.

Cobertura:
1 caixinha de maria mole sabor coco
Prepare a maria mole, conforme a receita e coloque por alguns minutos na geladeira.
1 pacote de coco ralado umedecido

Modo de fazer: Forre o fundo de uma assadeira retangular com papel manteiga e unte tudo e enfarinhe. Bata os ovos inteiros com a água morna na batedeira, até ficar nevado e bem firme. Junte a raspa de limão, e continue batendo, adicionando o óleo em fio, e o açúcar aos poucos. Desligue a batedeira e junte, com delicadeza e aos poucos, a farinha de trigo peneirada com o fermento em pó. Faça isso com cuidado para não perder a aeração. Despeje na assadeira já preparada e asse em forno preaquecido a 180°, por cerca de 30 minutos, sem abrir o forno. Desligue o forno e retire quando esfriar. Desenforme em um guardanapo  e retire o papel manteiga. Embrulhe e reserve.

Montagem: Corte o bolo ao meio no sentido da altura e depois corte no sentido comprimento, ficando com quatro tiras de bolo. Num prato retangular, coloque a primeira fita e cubra com o doce de leite, coloque a segunda fita sobre o doce de leite e cubra com o purês de ameixa, coloque a terceira fita, cubra com o purê de damasco e coloque então a última fita. Cubra com a maria mole, polvilhe com coco ralado e decore com cerejas e folhas de hortelã. Faça na véspera, porque os recheios irão umedecer a massa. Amooooo! Esse é o meu bolo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário