8 de março de 2013

MACARON COM OVOS MOLES

Hoje eu acordei com o sol em minha mão.
Eu eu brinquei com o sol, como se ele fosse meu,
e eu fiz desta manhã, uma fogueira de paixão,
e eu olhei para você, como se fosse um deus...

Se ontem, eu fui chuva e tempestade,
com muito vento, raios e trovão,
hoje eu sou luz de intensa claridade,
como um raio de sol, pousado em tua mão.


Tarde linda de um escaldante fim de verão. Vamos para a cozinha, para fazer um docinho francês, em homenagem ao sol, que nós ilumina. Pegue o teu avental e siga-me... risos...

Ingredientes
Conchas:
125 g de farinha de amêndoas
150 g de açúcar em pó
75 g de açúcar
3 de claras de ovos  à temperatura ambiente
1 pitada de sal
2 gotas de sumo de limão

Ovos moles:
5 ovos
250 g de açúcar
150 g de água
1 colher (sopa) rasas de amido de milho


Modo de fazer: Bata as claras em neve, com o sal e as gotas de limão. Adicione o açúcar e bata por mais e 2 minutos, até formar picos firmes. Adicione, aos poucos, a farinha de amêndoas, sem bater,com cuidado para não perder a aeração.  Misture até obter um creme liso.
Coloque a massa num saco de confeiteiro, com o bico redondo, com cerca de 1 cm de diâmetro. Forre uma assadeira com papel-manteiga, e faça círculos o mais regular possível. Aponte o bico para um ponto e pressione o saco para formar círculos de cerca de 2 cm de diâmetro, deixando espaço entre eles para não grudar. Quando terminar, bata, sem muita força, a assadeira sobre a mesa, para que eles fiquem lisos, na superfície. Deixe os macarons repousarem por cerca de 1 hora, num local seco. Esse tempo de descanso é para formar uma crostinha seca, na base do macaron. Quando você tocar na superfície e ela não colar no dedo, estará pronto para assar. Preaqueça o forno a 150ºC e coloque a assadeira no centro do forno, por 10 minutos. Baixe a temperatura para 140ºC e asse mais 3 a 5 minutos. O macaron não deve dourar. Ele deve ter a textura externa firme e o interior deve permanecer macio e úmido. Retire da assadeira, depois de esfriar completamente. Guarde em caixa hermética, de metal , de preferência. O macaron fica melhor quando recheado na dia de servir.

Prepare os ovos moles: Leve o açúcar e a água ao fogo, até que forme uma calda que você veja o fundo da panela, quando desliza a colher. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Bata os em uma tigela e junte um pouco de calda, misturando vigorosamente. Derrame os ovos batidos na calda restantes, mexendo bem. Junte a maisena peneirada, misture e volte a panela ao fogo, até engrossar, mexendo constantemente com um fouet. Depois de cozido, tire do fogo e deixe esfriar completamente.

Monte os macarrons, colocando uma colherzinha de ovos moles no meio da bolachinha e cubra com outra, pressionando, levemente. Repita a operação até o fim dos ingredientes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário