18 de novembro de 2023

RAVIOLI DE MUSSARELA DE BÚFALA E ALCACHOFRA



Três largos e doces sorrisos,
 podem curar muitas dores,
eles podem criar paraísos,
e desejos promissores....
Três largos e doces sorrisos,
entre o que eu sou e o que eu penso,
são códigos imprecisos,
decifrando um amor imenso....
Sorrisos cheios de encanto,
são flashes da minha alma,
e os seus efeitos são tantos,
que a tempestade se acalma...
Três sorrisos fascinados,
são as luzes que só você vê
é o perdão para todo o pecado,
e o amor que eu dou para você.
Boa noite, para você que gosta de estar ao meu lado, para você que, como eu, gosta de compartilhar o que tem de melhor. Para você, que tem apenas um momento, para mim, eu tenho três largos e doces sorrisos. Rindo, eu estou convidando você, para uma fantástica aventura. Vamos para a cozinha?  Pegue o teu avental e siga-me, porque sempre é tempo de celebrar a vida. O prato de hoje tem origem italiana, mas ganhou um toque tropical brasileiro. Eu estou postando a receita original e dando, em seguida, a minha versão Este é um prato com cara verão e gosto de primavera. É leve e potente, ao mesmo tempo. É de comer rezando! Teste os dois e vote em mim, porque a minha versão é divina. ...muitos risos...

Ingredientes:
4 porções

Massa
300 g de farinha de trigo
200 g de farinha de sêmola, grano duro
7 a 8 gemas de ovos, caipira, se possível


Recheio
250 g de ricota de cabra ou queijo de cabra fresco, tipo Boursin
Ervas frescas (salsinha, manjericão, tomilho, ciboulette) finamente picadas, a gosto
Sal e pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto

Molho
130 g de manteiga sem sal
4 alcachofras frescas
100 ml de azeite extravirgem
Suco de 1 limão taiti
2 dentes de alho inteiros
2 folhas de louro
1 ramo de tomilho
10 grãos de pimenta-do-reino branca


Modo de fazer: Prepare a marinada de alcachofras. Lave bem as alcachofras e cozinhe-as no vapor, até que elas fiquem "al dente". Retire as folhas e, com o auxílio de uma colher, retire a camada de pelos agressivos, até deixar limpo o coração da alcachofra. Seque-os, com papel toalha,   cubra-os com o azeite, temperando com o louro, o ramo de tomilho, os grãos de pimenta e o alho. 
Deixe marinar por pelo menos 1 dia na geladeira. Antes de preparar o molho dos raviólis, corte os corações em cubinhos.

Prepare a massa: Numa superfície limpa, misture as farinhas de trigo e de sêmola. 
Abra um buraco no centro e vá acrescentando as gemas, trabalhando bem a massa com as mãos até que fique lisa e homogênea. 
Faça uma bola, cubra-a com filme plástico e deixe descansar por cerca de 40 minutos.

Prepare o recheio:  Em uma vasilha, misture o queijo, parte das ervas frescas e tempere com sal e a pimenta moída e o suco do limão. Deixe descansar na geladeira enquanto a massa descansa.










Preparação:  Sobre uma superfície lisa, limpa e seca, abra a massa até o estágio mais fino, usando uma máquina de macarrão. Você pode abrir a massa com um rolo, mas a operação será muito mais difícil. Em uma das folhas de massa, distribua bolinhas de recheio, deixando espaço suficiente entre os montinhos para cortar os raviólis.
Com um pano de prato limpo e úmido, umedeça as bordas da massa e entre os montinhos. Dobre a massa, cobrindo o recheio e apertando bem, para aderir. 
Corte os raviólis com um aro frisado, próprio para esse fim.
Reforce as bordas, apertando um por um, para garantir que não abram durante o cozimento.
OBS: Eu prefiro cortar antes de rechear, e fechar um a um. É mais trabalhoso, mas eu gosto 
de fazer assim. Cada louco com a sua mania, né!!!




 Ferva a água e acrescente o sal grosso. Acrescente os raviólis na água fervente , até que a massa cozinhe e o recheio aqueça, por aproximadamente 1 minuto.
Prepare o molho, aqueça a manteiga numa frigideira, junte os cubinhos de coração de alcachofra e tempere com as ervas restantes, a gosto e ajuste  o sal. Cubra os raviólis com este molho e sirva bem quente, em pratos rasos.

Obs.: A receita acima é original italiana,  mas eu dei o meu toque tropical e o resultado foi maravilhoso.
Na minha receita, eu usei 3 colheres de creme de leite drenado no recheio, adicionei 3 colheres de queijo grana padano, raspas de 1 limão siciliano e pimenta verde moída. O molho e fiz, triturando a alacachofra no processador, derretendo a manteiga em uma frigideira,  com 2 ramos de tomilho verde e um dente de alho triturado. Acrescentei a alcachofra triturada, refoguei um pouco e diluí um pouquinho com a água do cozimento dos raviolis. Servi os raviolis cozidos sobre o creme de alcachofra, polvilhado com queijo grana padano ralado, pétalas de amêndoas e gergelim preto. Ficou divino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário