28 de agosto de 2013

PEIXE TROPICAL AO MOLHO DE LARANJA COM PURÉ DE BANANA DA TERRA


Divino prato, feito em 28/8/2013

Nas palavras que você não diz,
o silêncio cria um mundo encantado,
e o silêncio do amor me faz feliz,
 porque você  fala de amor, mesmo calado.

Silenciosa noite de quase primavera, quase fria e quase silenciosa. Sorrindo, eu estou me lembrando da floresta amazônica, com as suas imponentes e belas castanheiras, erguendo os braços para o céu. Eu estou me lembrando do fruto da castanha, belo e espinhento e do incomparável sabor da castanha comida no meio da selva. Se você não pode ir comigo para a selva, venha comigo para a cozinha, porque o prato de hoje, tem um sotaque brasileiro e fica no meio do caminho, entre o rústico e o sofisticado.  Criação do Chef Aylton Viana, o prato de hoje tem alma brasileira, como eu. Você pode degustar o prato. Eu só acompanho. ...risos.... 
Boa noite, para você, que gosta dos sabores tropicais! Boa noite para você que gosta de mim...
...risos... Vamos para a cozinha, porque tem sabor de Brasil!

Ingredientes:
2 porções
2 posta de robalo, pescada branca, ou tilápia sem couro,  com cerca de 200 g
1 dente pequeno de alho
suco de 1/2 limão taiti pequeno
sal e pimenta do reino a gosto
1 ovo batido
80 g de castanha-do-Brasil ralada
sal a gosto

Purê
6 bananas da terra maduras
20 g de manteiga e sal
5 g de sal comum

Molho:
Suco de 10 laranjas
1 anis-estrelado


Modo de fazer: Tempere o peixe com o dente de alho amassado, o suco do limão e sal e pimenta do reino a gosto. Tempere o peixe de deixe tomar gosto por cerca de 15 minutos. Passe as postas na farinha de trigo, e aperte para aderir bem. Passe  a parte externa das posta no ovo batido e em seguida na castanha-do-Brasil, para formar uma crosta. Deixe descansar por algum tempo e frite em um pouco de azeite, de ambos os lados, dourando um pouco mais no lado da castanha-do-Brasil. Reserve.  Leve as bananas no forno médio, por cerca de 20 minutos. Depois de assadas, descasque as bananas e coloque-as em uma panela, junte o manteiga e o sal e bata vigorosamente.
Prepare o molho, levando o suco de laranja em uma panela, até reduzir à metade e junte o anis-estrelado. No momento de servir.Aqueça o purê e o molho e faça com eles, uma base no prato e termine o arranjo com a posta do peixe, colocado sobre o molho, com a crosta para cima. Decore a gosto e sirva com arroz branco com leite de coco e uma salada verde de rúcula e agrião. Sirva com um fresco vinho branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário