21 de agosto de 2012

CARTOLA




Ainda estacionados na culinária brasileira, vamos fazer uma sobremesa pernambucana
A cartola, uma sobremesa, que combina banana madura, queijo de manteiga, canela e açúcar é considerada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Pernambuco.
Este  prato, como tantos outros, nasceu da mistura de ingredientes, técnicas, experiências e hábitos culturais do colonizador português, do índio e do escravo africano.

Ingredientes
6 bananas-prata
2 colheres de manteiga
*200 g de queijo-manteiga em fatias
2 colheres de canela em pó
4 colheres (sopa) de açúcar refinado

Modo de fazer: Amasse as bananas usando as mãos (pressione a banana delicadamente com as pontas dos dedos, para achatar a banana, sem destrui-la. Você tira aquela curva e a face da banana fica douradinha por igual). Aqueça a manteiga em um frigideira e frite as bananas até que fiquem douradas. Retire e reserve. Frite o queijo em uma frigideira antiaderente, dourando dos dois lados e coloque sobre as bananas fritas. Misture a canela com o açúcar e polvilhe. Sirva quente.


* O queijo manteiga, tipico do nordeste brasileiro,  é obtido sem adição de coalho. A massa é obtida por desnaturação ácida, cozido no tacho à lenha junto com o soro desnatado por cerca de cinco horas. O leite utilizado geralmente é cru, sem processos de pasteurização. Após este processo, ele se transforma em um queijo gorduroso, de massa amarelada e casca levemente rija.

Nenhum comentário:

Postar um comentário