8 de janeiro de 2014

CASONCELLI ALLA BERGAMASCA

Calor!!!!!
Tarde azul com o calor de um vulcão!
Meu sonho incandescente mergulha em pleno mar,
e na  imensa praia da imaginação,
o teu louco pensamento vem me encontrar.

E neste  doce encontro de calor e  de neve,
onde a mão do destino tece a sua trama,
a  pele arrepia, a alma canta,  o corpo  se atreve,
e o amor, sem receio, se deita em nossa cama.

Rindo, porque o calor que nos castiga não é passível de descrição, eu monto uma eficiente estratégia. O meu pensamento vai se refrescar na neve das montanhas dolomitas. Boa tarde, para você, que está tremendo de frio em algum lugar do mundo! Talvez nós possamos somar o meu calor e o teu frio e assim nós fazermos uma confortável média. ...risos...
Vamos para a instigante cozinha alpina, porque hoje é um dia para nós compartilharmos o calor e o frio, além de um saboroso prato de uma divina comida. 
Esta massa é uma tradição das montanhas alpinas.

Esta receita tem tantas variações, quanto os seus originais nomes. Casunzei, casonciei,  csanzöi ou casoncelli é, a grosso modo, um ravioli com características regionais. A sua preparação sempre foi um trabalho confiado às mãos das mulheres, na arte de amassar, esticar a massa com alguns milímetros de espessura e modelar a massa recheada.  Rindo, eu penso que os homens não sabem quanto é gratificante, divertido e até sensual a preparação de massas. ....
Alguns a fazem circulares, outras triangulares. Esta tradição dolomita, tem, provavelmente, uma origem das tradições culinárias turcas e está disseminada nas regiões vizinha austríacas. Pode também ser uma importação do mundo árabe bizantino. Não é a pizza, por acaso, uma dos alimentos mais napolitanos, um prato de origem árabe?

Ingredientes
250 g de farinha de trigo
2 ovo
100 ml de leite
1 pitada de sal

Recheio:
125 g de pão italiano seco e ralado
1 ovo
100 g de parmesão ralado
150 g de linguiça toscana, sem pele, moída e refogada
100 g de carne bovina assada e moída
5 g de biscoito amaretto quebrados
10 g de uvas passas brancas e sem sementes
1 colher (café) de raspas de limão
pimenta, noz moscada, canela e sal a gosto

Molho: 
4 colheres de sopa de manteiga,
10 folhas de sálvia
100 g de pancetta picada em cubinhos

Modo de fazer: Bata bem os ovos e tempere com 1 pitada de sal e junte o leite. Adicione, aos poucos, a farinha de trigo, até obter uma massa macia e firme, que não grude nas mãos. Enrole em filme plástico e deixe repousar por 30 minutos. 
Prepare o recheio, misturando bem, todos os ingredientes.
Abra a massa no cilindro ou com o rolo, até ficar fina, com cerca de 2 mm.
Corte em quadrados de 8 cm, coloque uma porção do recheio no centro, e feche em forma de triângulo, amassando as bordas com um garfo ou com o próprio cortador da massa. Dobre a ponta do triângulo, para dar um charme. Cozinhe a massa em bastante água fervente, levemente salgada, por 5 minutos.
Frite a pancetta  e, em separado, frite levemente as folhas de sálvia em manteiga. Misture a massa cozida e escorrida na manteiga de sálvia e sirva salpicado pela pancetta frita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário