8 de junho de 2012

PASTIERA NAPOLITANA

Foto emprestada do google para ilustrar
"I'm yours 'til I die, so in love,so in love with you, my love, am I. "


Hoje, só fazendo doce  mesmo!
A pastiera, dizem, foi criada num mosteiro nas cercanias de Nápoles, como um doce típico da Páscoa, unindo o perfume das flores de laranjeira e os grãos de trigo.
Pode ser servido com um vinho branco licoroso e fresco. Melhor ainda se for da região de Nápoles.




Ingredientes:
450 g de massa frola (busque no blog)
100 g de trigo para quibe
20 g de manteiga
250 g de ricota
100 g de açúcar
3 claras
2 gemas
250 ml de leite
20 g de água de flor de laranjeira
40 g de frutas cristalizadas
1 colher de café de canela em pó
1 limão pequeno
 2 colheres de açúcar de confeiteiro
manteiga e farinha de trigo para untar.

Modo de fazer:Cozinhe em fogo brando, numa panela,  o trigo, o leite, a manteiga até obter um composto cremoso. Rale a casca do limão limpo e seco. Bata as claras em neve em ponto bem firme, amasse a ricota com o açúcar, as gemas, a canela, as frutas cristalizadas, a água de flor de laranjeira e a casca do limão ralada, até formar um creme. Junte o composto de trigo com leite e incorpore as claras em neve, com delicados movimentos de baixo para cima.
Aqueça o forno a 180ºC, unte uma forma redonda de 22 cm com a manteiga e a farinha, Abra a massa frola e forre com ela o fundo e as laterais  da assadeira, deixando uma parte da massa para cobrir. Encha com o creme e nivele com uma espátula e cubra com tiras de massa cortadas com carretilha canelada, formando um trançado de losangos. Aperte as bordas e asse a 180ºC, por uma hora e meia. Retire do forno, deixe esfriar e transfira para um prato de bolo. Sirva a pastiera fria e polvilhada com açúcar de confeiteiro. Lindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário