19 de julho de 2012

BACALHAU GRATINADO COM FEIJÃO BRANCO

 A noite está fria, triste e sem lua, 
com as sombras  de um muro,
invadindo o leito da rua...
Talvez eu caminhe no escuro,
 e a minha alma se encontre com a tua...
Talvez eu me enfeite de estrelas,
e me torne teu guia e farol,
que te leve a um  porto seguro, 
num encontro com a luz do sol...
Eu sempre aviso que cozinho melhor do que escrevo.  Eu não quero ninguém com congestão. Risos... Vamos cozinhar? Este prato principal é quase um prato único. Se quer acompanhar com um vinho, os melhores são os brancos encorpados, com estágio em barril de carvalho, entre os quais, os Chardonnays da Argentina, Chile, Brasil, Califórnia e o brancos de Rioja elaborados à moda antiga, envelhecidos com toques de carvalho.
Ingredientes:
1/2 kg de bacalhau
300 g de feijão branco
1 cenoura cortada em rodelas
2 cebolas
1 maço de cheiro verde
2 colheres (sopa) de manteiga
2 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de purê de tomate
sal, pimenta, noz moscada
2 tomates em rodelas
Queijo parmesão ralado

Modo de fazer: Deixe o bacalhau de molho de véspera, trocando a água algumas vezes. No dia seguinte, afervente com água limpa, tire a pele e as espinhas desfiando um pouco e reserve.
Escolha o feijão, lave, ponha numa panela, cubra com água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, junte a cenoura, 1 cebola cortada em 4, o cheiro verde e deixe cozinhar em fogo baixo até o feijão ficar macio e quase sem caldo. À parte, derreta a manteiga, junte a cebola restante ralada, o alho e mexa até dourar. Acrescente o purê de tomate, tempere com sal, pimenta e noz moscada. Junte o bacalhau, o feijão e misture bem. Passe tudo para uma forma refratária, coloque por cima as rodelas de tomate e polvilhe o queijo ralado. Leve ao forno quente (200ºC) para gratinar. Sirva quente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário