24 de abril de 2012

FILÉ COM CROSTA FOLHADA

Ingredientes:

700 f de filé mignon
250 g de massa folhada
150 g de peito de frango
150 g de brotos de agrião (ou agrião hidropônico miúdo)
1 ovo
100 ml de creme de leite fresco
30 g de manteiga
sal a gosto
pimenta do reino preta a gosto.

Modo de fazer: Limpe e lave o agrião e reserve algumas folhas para decorar. Cozinhe o resto em água e sal por alguns minutos. Escorra, esfrie em água corrente e pique bem fininho. Separe a clara da gema do ovo.
Bata o peito de frango sem osso no processador até obter uma pasta, junte as claras, o agrião picado e o creme de leite e tempere com sal. Derreta a manteiga numa frigideira e doure uma peça inteira de filé, virando a cada 2 ou 3 minutos. Tempere com sal e pimenta e deixe esfriar.
Abra 200 g de massa folhada com o rolo e espalhe sobre ela a pasta de frango, cuidando para deixar uma borda com pelo menos 4 cm de cada lado. Coloque o filé no centro e enrole a massa ao redor da peça de carne.
Com uma parte da massa restante, faça recortes ovais imitando folhas e marque as bordas com um garfo para sugerir o rendado da folha. Com o restante da massa faça o caule das folhas. PIncele a massa folhada com a gema batida e grude sobre o rocambole as folhas recortadas. Asse em forno preaquecido a 180°C por 18 a 20 minutos, até a massa ficar dourada. Sirva o filé cortado em fatias grossas, decorando o prato com folhas de agrião. Sirva com um bom vinho de uvas sangiovese da Toscana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário