25 de julho de 2012

CARNE-SECA COM MAXIXE

Este meu caótico blog, sofre fortes influências do meu estado de espírito. Tem seus momentos de escandalosa alegria e de dramática tristeza. Em ambos os casos, tudo é movido a paixão. Hoje eu estou feliz, como um sol. Por isso vamos direto, sem escalas e sem desculpas, para a culinária do nordeste, onde o maxixe é muito difundido.
O maxixe é  um fruto originário da África, introduzido no Brasil pelos escravos. O maxixe é da mesma família das abóboras, pepino, melão e melancia. Os frutos são fonte de sais minerais, principalmente zinco, e têm poucas calorias.


O maxixe é esse ouriço verde aí1
Ingredientes
1 kg de carne-seca
4 colheres (sopa) de óleo
1 cebola grande
1 dente de alho amassado
1 maço de cheiro-verde
Pimenta do reino e pimenta vermelha
1 kg de maxixe


Modo de fazer: Deixe a carne-seca de molho em água fria por uma noite. Na hora de cozinhar, afervente a carne e corte em pedaços pequenos. À parte, aqueça a metade do óleo e refogue ligeiramente a cebola cortada em rodelas finas e alho. Acrescente a carne-seca e o cheiro verde picado. Tempere com a pimenta-do-reino e a pimenta vermelha, junte os maxixes limpos e cortados ao meio e despeje, aos poucos, cerca de 1 xícara (há) de  água quente, até que a carne esteja bem macia e com pouco molho. Sirva com arroz branco e molho de pimenta. Você pode substituir o maxixe por quiabo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário