22 de março de 2015

TORTA DE GRÃO DE BICO E ESCAROLA - Sem glúten

Eu estou sempre conectada e sempre atenta às pequenas maravilhas do mundo que me cerca. As delicadas estruturas das flores, as cores, os mecanismos de dispersão das sementes, as gotas de água nas folhas, a água da chuva escorrendo no vidro da janela, o voo dos pássaros. Tudo me encanta! Nada, entretanto, me fascina tanto quanto os cheiros e perfumes.  Eu amo o cheiro da floresta misturado com o cheiro do mar. Sorrindo, distraída, eu olho para o vazio. Eu estou me lembrando dos cheiros que me fazem viajar no tempo, perfumes que me deixam tonta, que me tiram do chão...Eu penso no cheiro doce e intenso do jasmim, numa noite de lua; no cheiro do amanhecer na floresta, no cheiro do pau d`alho e o cheiro de musgo depois de uma chuva. Eu me lembro do cheiro e da acidez do limão cortado, dos perfumes de um bom vinho, do Chanel 5 impregnado na pele, o perfume da lavanda depois do banho, o cheiro dos lençóis depois de uma noite de sono, o cheiro do chocolate no café da manhã,  do hortelã depois da rega. Minha memória gira como um caleidoscópio diante de tantos cheiros e perfumes...  Nenhum cheiro, nenhum perfume neste mundo, porém,  pode ser mais inebriante, delicioso, apaixonante do que o perfume, o cheiro básico e profundo da  pele da pessoa amada.
Como sempre, eu estou rindo, porque em uma cozinha, cabe, também, uma tola e apaixonada declaração de amor. Você pode pular esta parte e ir direto à receita, mas talvez você vá para a cozinha mais inspirado, se você ler as minhas românticas e apaixonadas ideias de jerico. ...risos...
Bem, o prato de hoje é leve e sem glúten. Eu gosto de pratos com sabores desafiadores, mas a simplicidade e a leveza da comida pode, também, ser uma arrojada forma de se alimentar. Vamos para a cozinha, porque um fim de domingo, pesado e monótono, pede um prato alegre e leve. 

Ingredientes:
Massa:
2 xícaras (chá) de grão-de-bico cru
sal, pimenta e noz-moscada a gosto.

Recheio:
1 colher (sopa) de azeite
1 dente de alho picado
1 cenoura média
1 pé de escarola limpo e picado
1 1/2 xícara (chá) de ricota firme picada
1 copo de requeijão sal,pimenta e noz-moscada ralada a gosto

Modo de fazer: Lave o grão-de-bico e deixe de molho em água limpa por 8 horas. Despreze a água do molho, coloque o grão-de-bico em uma panela de pressão, cubra com água e cozinhe por 30 minutos. Reserve uma xícara da água do cozimento e escorra o restante. Bata o grão-de-bico no processador e adicione um pouco da água reservada, se for necessário. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada, e reserve enquanto faz o recheio.
Aqueça o azeite em uma panela e doure o alho. Junte a cenoura ralada e a escarola picada e refogue em fogo alto, por 8 minutos, mexendo sempre. Retire do fogo e escorra, caso junte caldo. Adicione a ricota e o cheiro verde. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada, misture bem e reserve. Forre uma forma com fundo removível, com a massa de grão-de-bico. Misture o refogado de verduras com o requeijão e leve ao forno, preaquecido em temperatura média, por 40 minutos ou até assar e dourar. Sirva quente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário