31 de outubro de 2013

CAMARÃO E ARROZ DE ABACAXI

Se eu pudesse atravessar o mundo,
se eu pudesse atravessar a tela,
se eu pudesse enxergar o fundo
desse amor, que o teu olhar revela,
eu tocaria os sinos da capela,
eu tocaria, com amor, em tua face,
eu tocaria a música mais bela,
se você sorrisse e se você me amasse.

A vida não é sempre doce, mas ela também não é sempre azeda. Ainda assim, eu acho a vida uma delícia. Imitando a vida, a receita de hoje é agridoce e concentra em duas metades de um abacaxi, as delícias da vida. Eu comi esta maravilha, na beira do rio Preguiça, em Barreirinhas, no Maranhão. Este prato tem um ar  de festa tropical. Cremoso, com delirantes sabores, este prato vira uma celebração, se nós comermos à luz de velas e acompanhado de uma borbulhante taça de um bom espumante. Vamos para a cozinha? Pegue o teu avental e siga-me, porque hoje a comida é exótica, mas tem romance na cozinha. ...risos....

Ingredientes:
2 xícaras de arroz cozido na hora
1 abacaxi
500 ml de leite de coco
1 lata de creme de leite
500 g de camarão sem casca e sem cabeça
1 colher (sopa) de óleo de milho
1 cebola
Alho a gosto
Temperos, salsa e cebolinha a gosto
100 g de queijo provolone ou catupiry
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer: Corte o abacaxi no sentido do comprimento e retire o miolo, com uma faca afiada, picando em pequenos cubinhos. Coloque as duas partes da abacaxi em uma forma e reserve.
Refogue o arroz com cebola e alho, coloque a água, como de hábito e cozinhe normalmente.
Leve ao fogo uma frigideira com  óleo e frite 3 dentes de alho amassado, até dourar. Coloque os camarões e frite os, dos dois lados. Tempere com sal e pimenta, retire de frigideira e reserve. Frite a cebola na mesma frigideira e junte o abacaxi picado em cubinhos, e refogue um pouco. Adicione o creme de leite, o leite de coco e o catupiry e misture até obter um molho denso. Retire do fogo e acerte o tempero. Coloque metade do molho de abacaxi, em outra panela, misture o arroz cozido e tempere com salsinha e cebolinha picadas, a gosto, e preencha a metade do abacaxi. Junte o camarão reservado à outra metade do molho e coloque na outra metade do abacaxi. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno preaquecido, a 180º C, para gratinar, por cerca de 20 ou até ficar lindamente dourado. Eu gosto de servir este prato com batatinha frita e uma saladinha de alface americana com tomates secos e uma maravilhosa taça de um fresco e delicioso vinho branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário