11 de janeiro de 2013

ATUM AO FUNGHI

Foto: André Lima
É difícil eu aceitar que tudo foi um sonho mau, uma farsa, um pesadelo só... Uma nau de fantasia reduzida a pó, uma linda história com  um fim tristonho...
É difícil ser palhaço, coisa à toa, nada, e eu não chorar, em pleno picadeiro, ouvindo o som da gargalhada, cruel, mordaz, do mundo inteiro!


Noite de sexta-feira. Hoje não me importa se a noite está feia ou bonita. Eu não quero olhar para fora, eu não quero olhar para dentro. Eu só quero o teu olhar. Nós vamos para a cozinha, porque eu não quero chorar. Eu não fico muito bem chorando. ...risos....
Hoje nós vamos preparar esse maravilhoso atum. Que tal comemorar a minha tristeza com um maravilhoso jantar? Esse sedutor prato, servido com arroz branco e acompanhado de um fresco vinho branco. Vamos para a cozinha?

Ingredientes

4 postas de atum fresco, com 200 g cada
4 colheres (sopa) de suco de limão
1 1/2 colher (chá) de sal
1/4 de colher (chá) de pimenta do reino
30 g de cogumelo seco (funghi secchi)
1 xícara (chá) de água
6 colheres de farinha de trigo
2 colheres (sopa) azeite de oliva
2 colheres (sopa) de óleo
2 dentes de alho picados
4 colheres (sopa) de salsinha picada
480 ml de vinho branco seco

Modo de fazer: Tempere o atum com o suco de limão, o sal e a pimenta-do-reino, em uma tigela, cubra com filme plástico e reserve na geladeira por cerca de 1 hora. Coloque o cogumelo numa peneira e lave bem, em água corrente, para retirar resíduos de terra. Coloque-os em uma panela, cubra com água, leve ao fogo e cozinhe até ficar macio, por cerca de 10 minutos. Escorra e corte em pedacinhos, reservando a água do cozimento. Passe o atum levemente na farinha de trigo e frite  em uma frigideira média, no azeite misturado com o óleo, até dourar bem dos dois lados. Transfira para uma travessa refratária e reserve. Acrescente o alho e a salsinha na frigideira em que fritou o atum, mexendo com uma colher de pau, por cerca de 1 minuto. Volte o atum para a frigideira e frite por mais 1 minuto. Regue com o vinho, tampe e cozinhe em fogo baixo, por aproximadamente 4 minutos, virando as postas de vem em quando. Adicione o cogumelo e 2 colheres da água do cozimento reservada e refogue o atum, até ficar macio, por cerca de 10 minutos. Transfira para uma travessa e sirva a  seguir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário